segunda-feira, 3 de junho de 2019

Governo realiza feira territorial em São Luís Gonzaga para gerar renda aos pequenos produtores


Com o objetivo de impulsionar as cadeias produtivas e gerar renda aos pequenos produtores da região do Mearim, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), realizou a primeira feira territorial do projeto “Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário”. O evento foi realizado na Praça do Forró, em São Luís Gonzaga, na tarde desta sexta-feira (31). A feira faz parte de um conjunto de ações articuladas previstas pelo projeto que visa fortalecer os pequenos empreendimentos e promover o consumo sustentável no estado.

O Secretário do Trabalho, Jowberth Alves, destaca a atuação do governo na promoção do desenvolvimento econômico do Maranhão: “Continuamos na nossa missão incessante de proporcionar meios para a geração de trabalho e renda à população maranhense. Esta é mais uma das nossas ações que reforça o compromisso do governador Flávio Dino com a classe trabalhadora do nosso estado”, destacou.

Durante a feira, os trabalhadores do campo puderam comercializar frutas, verduras, hortaliça, pescado, laticínios, farinhas, mel, entre outros produtos da agricultura familiar; além da diversidade de acessórios e artesanatos regionais, como bolsas e chapéus de fibra de buriti, bordados, crochês, rendas etc. O evento proporcionou um encontro direto entre os consumidores e dezenas de produtores de São Luiz Gonzaga, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lima Campos e Bacabal.

“Esta é a oportunidade que nós temos de mostrar o nosso produto, vender e ganhar um pouco de dinheiro”, afirmou dona Francisca Angélica, produtora de polpas de frutas e artesanato em crochê, do município de Lago da Pedra, satisfeita com a oportunidade para comercializar sua produção.

O evento desta sexta-feira (31) em São Luiz Gonzaga, faz parte de um circuito de 28 feiras a serem realizadas até dezembro deste ano pelo Governo do estado, através do “Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário”, assim também como o Médio Mearim, também nos Lençóis Maranhenses e Munim, Cerrado Sul, Amazônico, Baixo Parnaíba, Cocais, Vale do Itapecuru, Baixada Maranhense e Campos e Lagos e Região Metropolitana no Estado do Maranhão.

Sustentabilidade aos produtores

Segundo a equipe técnica da Setres, a proposta é que estes eventos continuem acontecendo para promover a sustentabilidade dos pequenos produtores, para isto, por meio do “Maranhão Mais Justo”, eles recebem formação e instruções para o aprimoramento e qualificação de suas tecnologias de produção; assim também como capacitação para gestão em associativismo e cooperativismo com princípios da economia solidária, que visa a produção e um consumo sustentável.

Após todo processo de formação, os empreendimentos recebem, também do governo, insumos e equipamentos para melhorias em suas produções; estrutura e articulação para realização das feiras para comercialização dessa produção e fortalecimento das cadeias produtivas maranhenses.

O projeto conta ainda com o Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), espaço multifuncional que além de oferecer formações diversificadas para os produtores, conta com uma loja que agrega a produção de empreendimentos de várias regiões do estado, atendidos pelo projeto. Aberto de segunda a sexta-feira e localizado na Raul de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luiz, o espaço comercializa uma grande variedade de produtos e conta com programações especiais ao longo do ano.

Visitas técnicas

Na oportunidade, a equipe técnica da Setres fará visita técnica aos grupos atendidos pelo “Maranhão Mais Justo e Solidário”, para análise do desenvolvimento do projeto na região.

Na ocasião, será oficializado o calendário de continuidade das 28 férias territoriais nas demais regiões estado, previstas para acontecer ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário