sábado, 1 de junho de 2019

Jerry propõe união do Parlamento e sociedade para apoiar ciência



Diante do atual contexto nacional, Jerry disse apostar na consolidação de ações de incentivo ao trabalho científico para contornar o que chamou de retorno à idade das trevas 

No encontro, membros da CCTCI aprovaram a proposição feita por Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), de criar um Grupo de Trabalho para discutir formas de combater a os entraves e driblar os efeitos da crise que afeta a ciência brasileira 

Para combater o crescente desinvestimento brasileiro na área de pesquisa e inovação, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) propôs a união entre a sociedade, o Parlamento e a comunidade acadêmica. A sugestão foi feita durante a audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados que discutiu, nesta quinta-feira (30), a burocracia enfrentada por cientistas e pesquisadores do país. 

Diante do atual contexto nacional, Jerry disse apostar na consolidação de ações de incentivo ao trabalho científico para contornar o que chamou de retorno à idade das trevas. “Vivemos em um tempo em que a Terra é plana e que a temperatura global aumentou porque o termostato está perto do asfalto. Esta é a temperatura contextual da política brasileira. Há uma pregação das trevas, e toda treva é contra a ciência, contra a tecnologia, contra qualquer luz. Então é muito importante que a gente reforce este tipo de iniciativa”, destacou. 

De acordo com o parlamentar maranhense, as instituições têm sofrido ataques que buscam deslegitimar tentativas de apoio à educação. “Há muitos problemas estruturais, que há muito existem, que não são fruto de quatro anos, de um governo ou decênio. Só que estamos em uma conjuntura muito mais adversa. Precisamos fazer um debate sincero e corajoso, sobre um certo sentimento de que tudo que é público, primeiro você acusa, depois você constata se a acusação está correta ou não. Este é um processo que muitos achavam, lá atrás, que acontecia apenas na política, mas que agora chegou à academia”. 

Para o deputado, a tentativa de criminalizar o saber faz parte de um cenário político, marcado pela ideologização, que tenta a justificar a redução dos investimentos. “Muitos colegas nossos, inclusive, todos os dias fazem questão de estufar o peito para tentar criminalizar a ciência, tentar criminalizar o espaço acadêmico, tentar desqualificar. Isto é muito grave, porque coloca algo que transcende a entraves burocráticos, para os quais podemos buscar a superação. Isso coloca os entraves burocráticos já existentes em um contexto político que estimula a que busquemos não superá-los”, reforçou. 

No encontro, que reuniu representantes de associações e órgãos de pesquisa, membros da CCTCI aprovaram a proposição feita pelo presidente da Comissão, Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), de criar um Grupo de Trabalho para discutir formas de combater a os entraves e driblar os efeitos da crise que afeta a ciência brasileira. Por solicitação de Jerry, o GT funcionará de maneira vinculada à Iniciativa para a Ciência e a Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), movimento organizado da comunidade brasileira de C&T para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário