segunda-feira, 3 de junho de 2019

Maranhão merece respeito


A deputada federal (PSL-SP), Joice Hasselmann [1], de passagem por São Luís-MA esta semana para fazer campanha pela reforma da Previdência, postou vídeo criticando as estradas. Em 2014, ela foi considerada culpada por plagiar 65 reportagens escritas por 42 profissionais diferentes [2], compartilhou em seu Instagram um vídeo de uma rodovia esburacada e que supostamente foi gravado no Maranhão.

Governador Flávio Dino ao lado da liderança comunitária Fátima Araújo
Sempre fico perturbado quando penso que em pleno século 21 crianças estudavam em escolas de taipa, então acredito que ela poderia ter compartilhado algo sensacional, o projeto conhecido como “Escola Digna”, que já construiu ou reformou mais de 850 escolas no estado [3].

As escolas de taipa eram uma herança da família Sarney, que como todos sabem ficou mais de 50 anos no poder do estado. Aliás, falando no clã, ela poderia ter compartilhado que aqui no Maranhão a antiga mansão que foi palco de festas luxuosas na era da oligarquia virou um centro infantil para crianças com problemas neurológicos [4].

Ou, para voltar a falar em educação, já que ela é a representante do governo que quer cortar verbas desta área [5], Joice poderia ter compartilhado que é aqui no Maranhão onde os professores recebem o melhor salário do Brasil: R$ 5.750,83 por 40 horas semanais [6]. E que, na contramão do governo Bolsonaro, as universidades estaduais aumentaram em 41% o número de vagas no vestibular.

A dimensão da grandeza da revolução no Maranhão só vamos ter somente daqui alguns anos. No Maranhão já são mais de 50 unidades de ensino em período integral, incluindo o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), os Centros Educa Mais e os Núcleos de Educação Integral, que já beneficiaram nada menos do que 26 mil alunos. Até 2014, não havia nenhuma escola desse tipo [7].

Mas Joice seguiu a linha tosca e populista de fazer baixaria sem apresentar argumentos, afinal foi assim que ela conseguiu ser eleita. Enquanto isso a BR-135, que é de responsabilidade do governo federal que ela é líder, continua abandonada. A deputada, ao invés de trabalhar [8], segue a cartilha da extrema direita de volta e meia compartilhar conteúdo falso e utilizar as redes sociais para agudizar a polarização política [9].

No mesmo dia em que Joice palestrava defendendo a previdência eu estava cobrindo a inauguração de mais um restaurante popular na periferia de São Luís. Agora, já são 27 em todo o Estado. Quando Flávio Dino assumiu, eram apenas seis [10].

Durante a cobertura fiz a foto da liderança comunitária Fátima Araújo, que atualmente é vereadora, chorando. Nunca conversei com ela pessoalmente, mas essa é a segunda vez que a vejo chorando. A primeira foi na inauguração de um poço artesiano no próprio bairro João de Deus: depois de 30 anos a região recebia água [11].

Em ambos os discursos Fátima chorou emocionada e repetiu a seguinte frase: “Pela primeira vez na minha vida um governo do estado do Maranhão olha para os mais pobres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário