sábado, 1 de junho de 2019

Neto Evangelista representa Alema na inauguração do Banco de Alimentos e do Restaurante Popular do João de Deus


O deputado estadual Neto Evangelista (DEM) representou a Assembleia Legislativa na inauguração de um Banco de Alimentos na Central de Abastecimento (Ceasa) e uma unidade do Restaurante Popular no João de Deus, ambos em São Luís, espaços entregues pelo governador Flávio Dino (PCdoB), neste sábado (1º).

O governador descerrou a placa e garantiu que o banco vai beneficiar entidades cadastradas que estavam presentes. Ele fez a entrega de dois caminhões refrigerados, cada um com capacidade de 5 toneladas, além de um carro de apoio, para recolher alimentos a serem distribuídos a 10 mil famílias.

Flávio Dino elogiou Neto Evangelista por haver gestado o projeto e iniciado a construção do Banco de Alimentos da Ceasa, destaque feito também pelo atual secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, que é deputado estadual licenciado. O presidente da Ceasa, Milton Gadelha, parceiro do projeto, destacou a aliança e lembrou que Evangelista o procurou dizendo que o local era ideal para a colocação do Banco de Alimentos 

Grande desperdício

Neto Evangelista contou que, quando foi titular da Sedes, procurou combater o desperdício e investir na segurança alimentar, iniciando a construção do Banco de Alimentos da Ceasa e de vários restaurantes populares. O deputado disse que fez isso para combater o desperdício, que é grande no país, em torno de 30% e, segundo pesquisa realizada recentemente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro joga, em média, mais de 40 quilos de comida no lixo por ano. 

Ele explicou que o Banco de Alimentos em São Luís visa arrecadar alimentos em bom estado para consumo e doá-los para creches, asilos e entidades socioassistenciais, que participaram da inauguração, programa com grande alcance social. 

De acordo com o atual titular da Sedes, o Banco de Alimentos vai contar com parceiros cadastrados no Clube de Doadores como, por exemplo, supermercados e atacadistas, distribuidoras de alimentos, armazéns, padarias, produtores rurais, além da própria Ceasa.

Poderão ser doados para o equipamento itens como legumes, verduras, frutas, grãos e cereais, massas frescas, carnes, aves, peixes, pães, bolos sem recheio e sem cobertura, além de leite e derivados.

Autoridades presentes



Várias autoridades prestigiaram a entrega do Banco de Alimentos como o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e a secretária da Mulher, Ana Mendonça; o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho; o diretor-presidente da Gasmar, Deoclides Macedo; a presidente do Conselho de Seguridade Alimentar, Concita da Pindoba; Júlio Pinheiro, vice-prefeito de São Luís; e o gestor do Banco, Ricardo Azevedo, além de outras autoridades e empresas parceiras. 

Os alimentos doados serão inspecionados na central de arrecadação, verificando se as propriedades nutricionais se mantêm inalteradas e se os produtos estão sem nenhuma restrição de caráter sanitário. O Banco de Alimentos vai dispor, também, de estrutura completa para realização das operações de coleta, armazenamento e entrega, sem custos para doadores e beneficiários.

Na inauguração do Restaurante Popular do João de Deus, em seguida, as autoridades voltaram a destacar os investimentos feitos em seguridade alimentar. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e a vereadora por São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participaram desse evento, além das demais que haviam prestigiado a entrega do Banco de Alimentos. A comitiva almoçou no novo restaurante, juntamente com a população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário