terça-feira, 4 de junho de 2019

“Orçamento bem planejado, leva mais benefícios à população” diz secretário Jowberth Alves



Seguindo as agendas das Audiências Públicas do Orçamento Participativo 2019, promovidas pelo governo do Estado, o secretário do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, participou nesta terça-feira (04), da atividade, no município de Brejo, a 321 km de São Luís.

As audiências têm o objetivo de ouvir a população, suas demandas prioritárias para que sejam discutidas, votadas e incorporadas ao documento final, que vai nortear a utilização dos recursos no quadriênio 2020-2023.

Jowberth Alves destacou que a realização das audiências públicas é um importante instrumento da gestão estadual para o bom empenho dos recursos públicos. “O governador Flávio Dino, desde o primeiro mandato, tem essa sensibilidade e o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos. As audiências do Orçamento Participativo, são o principal instrumento que o governo tem para cumprir esse compromisso”, ressaltou.

De acordo com o secretário do trabalho, a iniciativa é importante também, para melhor planejar e investir os recursos no desenvolvimento das políticas públicas no estado. “Nesse momento em que vivemos, onde os recursos estão cada vez mais escassos, temos que intensificar o planejamento na execução das ações, ou seja, o orçamento quando é bem planejado, leva muito mais benefícios à população”, finalizou.

Inclusão Popular

O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde; educação; agricultura; infraestrutura; saneamento e assistência social, entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

Além de Brejo, as audiências também aconteceram hoje, em Cururupu, Pedreiras e Barra do Corda. Na próxima quinta-feira (7), os encontros continuam em Chapadinha, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes e Bacuri. As audiências do Orçamento Participativo têm coordenação das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário