quarta-feira, 19 de junho de 2019

Procuradoria da Mulher visita espaço da Mulher, no Socorrão II

Procuradoria da Mulher visita espaço da Mulher, no Socorrão II
A procuradora da Mulher da Câmara Municipal de São Luís vereadora Bárbara Soeiro (PSC) e a procuradora adjunta vereadora Concita Pinto realizaram na tarde desta terça-feira, 18, visita ao Setor de Atendimentos Especiais Espaço Mulher (SAEEM), no Hospital Socorrão II, local que presta assistência à mulher vítima de violência doméstica.
Na ocasião, as vereadoras constataram o importante trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais daquele local, que é coordenado pela assistente social Sílvia Leite. 
Quando é detectada a necessidade de um maior atendimento, a mulher é encaminhada para uma Casa localizada nas proximidades do hospital, que foi preparada especialmente para recebê-la.
Na oportunidade Bárbara Soeiro enfatizou que a Procuradoria da Mulher, comprometida em contribuir com a qualidade de vida das mulheres, principalmente àquelas vulneráveis.
“Tem como meta visitar o serviço de enfrentamento à violência contra a mulher que disponibilizamos, conhecer in loco, a fim de pensar e criar políticas públicas para esse segmento, além de troca de experiências, fortalecer as parcerias, buscando ajudar nossas mulheres. Esse é o nosso propósito”, afirmou Bárbara Soeiro.
SAEEM
O trabalho desenvolvido pelo SAEEM teve início em agosto de 2013 e que também é coordenado por Sílvia Leite, consiste em prestar assistência à mulher vítima de violência doméstica, adotando uma metodologia de trabalho baseada na política nacional de humanização e proteção à mulher. 
“O nosso trabalho consiste em buscar acolher, orientar e encaminhar a mulher violentada que chega ao hospital”, disse Sílvia Leite.
A ação que é desenvolvida por uma equipe multiprofissional, com assistente social, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dois advogados é toda articulada com a rede de proteção à mulher contra a violência doméstica e urbana, formada pelas secretarias estadual de Saúde e segurança Pública; Ministério Público, CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) e CREAS (Centros de Referências Especializados de Assistência Social).
O SAEEM presta atendimento a São Luís e mais 13 municípios. Segundo Sílvia Leite, em São Luís, o maior índice de violência está nos distritos Tirirical e Vila Esperança.
Dados alarmantes
De Janeiro a Maio desde ano, o SAEEM registrou atendimento a 193 mulheres, sendo que destas, 15 tentaram suicídio. Somente nesse mês de junho, 12 mulheres já foram atendidas pelo espaço.
Acolhimento
Outro atendimento prestado pelo SAEEM é o acolhimento às pessoas que estão cumprindo medidas alternativas através do Projeto Ser Acolhido para Acolher, que funciona desde o ano de 2012. O período de prestação do serviço hospitalar vai de seis a dois anos. Até agora, 65 pessoas já foram atendidas pelo projeto.
No período de 2017 a 2018, o SAEEM realizou 830 palestras em vários municípios do Estado do Maranhão. “Reconhecido por várias instâncias, como Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Instituto Ulisses Guimarães e premiado pelo Conselho Nacional de secretários municipais de Saúde, o SAEEM se destaca pela ousadia do querer fazer”, acentuou Sílvia Leite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário