segunda-feira, 3 de junho de 2019

Secretário do Trabalho realiza visita à comunidade do Jaracati para obras do ‘Mutirão Rua Digna’


Com o intuito de dar continuidade ao projeto ‘Mutirão Rua Digna’, o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, visitou, na manhã desta segunda-feira (03), a comunidade do Jaracati, próximo ao São Luís Shopping, em São Luís, para estudar a viabilidade do projeto na localidade.

A proveitosa visita serviu, ainda, para mapear os pontos mais críticos da comunidade, a fim de integrá-la ao projeto – em épocas de fortes chuvas, como as que atingem o Maranhão nos últimos meses, o local é duramente afetado com a falta de escoamento da água, além de possuir um asfalto com estrutura comprometida.

O secretário Jowberth Alves pontuou que a valorização proporcionada pelo programa é um compromisso que o Governo do Estado tem com os que mais precisam. “Visitando esses locais percebemos a grande insatisfação no olhar dos moradores e o quanto a falta de infraestrutura atrapalha seu dia-a-dia. O desenvolvimento do ‘Mutirão Rua Digna’, como já diz o nome do programa, leva dignidade ao nosso povo, o que lutamos diuturnamente para conquistar”, afirmou.

O desenvolvimento do projeto de restauração das ruas da localidade beneficiará mais de 300 famílias através do programa, que vem gerando vagas de trabalhos temporários, levando oportunidade de renda, acessibilidade e bem-estar social, um dos compromissos do governador Flávio Dino com a população maranhense.

Durante a visita, os técnicos da Setres foram acompanhado pela presidente do Fórum de Desenvolvimento Local do Jaracati, Márcia Assunção, e pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Mendonça. Na ocasião, foi possível ouvir os moradores da região, no intuito de levantar as principais dificuldades que passam.

O presidente da AGEM, Lívio Mendonça, destacou a importância da parceria com a Setres para a realização de projetos como esse. “Essa parceria é importante no sentido de alinhar ações de desenvolvimento para as comunidades por meio do programa ‘Mutirão Rua Digna’, o que poderá proporcionar o bem-estar social dos moradores”, declarou.

Mutirão Rua Digna

O Mutirão Rua Digna leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades. O programa também tem viés econômico, visto que gera renda aos comerciantes locais com venda de materiais e também aos trabalhadores da obra, a partir da geração de postos de trabalho. Há, ainda, a dimensão social, já que apenados da justiça são responsáveis pela fabricação de parte dos bloquetes utilizados nas pavimentações. Com investimentos de mais de R$ 13 milhões, o programa já beneficiou 2.247 trabalhadores e 37.143 famílias. A meta de investimento para 2019 é de R$ 6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário