domingo, 30 de junho de 2019

Secretário Jowberth Alves entrega motores com rabeta à Colônia de Pescadores, em Santa Helena



O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, realizou, na manhã deste domingo (30), entrega de 20 motores com rabeta à Colônia de Pescadores de Santa Helena, município que localizado a 156 km da capital. O prefeito da cidade, Zezildo Almeida, esteve presente no evento.

A entrega desses motores aos pescadores por todo o estado do Maranhão a associações e sindicatos pesqueiros, por iniciativa do projeto ‘TrabPesca’, da Setres, reflete a prioridade do governador Flávio Dino em condicionar melhores condições de trabalho aos pequenos produtores, levando equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura.

O secretário Jowberth Alves pontuou sobre mais uma edição de entregas, agora em Santa Helena. “Nós temos um governador preocupado com nosso povo. Não há nada mais satisfatório do que observarmos o sorriso no rosto de cada trabalhador que terá seu dia a dia transformado positivamente após ser afetado com a execução dessa política pública do Governo do Maranhão”, destacou.

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, também comentou sobre a importância dessa entrega aos pescadores daquela cidade. “Nós só temos a agradecer ao governador Flávio Dino pela atenção aos pequenos produtores em nossa cidade. Temos plena convicção que isso transformará a vida de nossa população, tanto para os que utilizarão os motores, como aqueles que irão comprar o resuldado da pesca”, destacou.

Sustentabilidade e autogestão

A política de Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem destruir a natureza. Desta forma, os princípios da Economia Solidária estarão presentes no desenvolvimento do projeto ‘TrabPesca’, através do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade.

Pesca Artesanal no Maranhão

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e lucratividade para milhares de famílias de baixa renda.
Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o Estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário