sábado, 15 de junho de 2019

Sema realiza Visita Técnica ao Navio Escola "Ciências do Mar II"



Técnicos da SEMA visitaram o navio escola Ciências do Mar II nesta segunda-feira, 10, para conhecer o mais novo laboratório para os cursos ligados à área de ciências do mar.

“Ter um laboratório flutuante é um diferencial para o ensino e pesquisa. E é fundamental o conhecimento para proteção de águas, principalmente as áreas costeiras. Pois para proteger é necessário o conhecimento. E as parcerias são essenciais para evoluir a educação, o ensino e, assim, somar e potencializar a proteção das nossas unidades de conservação”, afirmou Deoclides Dias, Secretário Adjunto de Recursos Ambientais.

Projeto “Laboratório Flutuante”

O projeto “Laboratório Flutuante” é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande e surgiu de um apontamento realizado pelos pesquisadores da Instituição, que, comprovou a necessidade de laboratórios práticos para estimular a aprendizagem desses alunos.

Esta é a segunda embarcação do Projeto a ser entregue. O primeiro foi inaugurado em 2017 e está sob gestão da FURG, enquanto que os navios III e IV ficarão sob a coordenação das Universidades Federais Fluminense e de Pernambuco, respectivamente.

O navio conta com uma estrutura voltada para a prática das disciplinas estudadas em sala de aula. Equipado com materiais modernos, que envolvem a hidroacústica, sísmica, pesca e geologia, a embarcação tende a estimular a aprendizagem dos alunos colocando-os em contato direto com a execução da teoria.

Com um casco de 32 metros de cumprimento, três decks e 12 dias de autonomia para navegação, o navio também servirá como plataforma de pesquisa, contando com investimentos tanto na parte educacional quanto na manutenção da embarcação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário