domingo, 2 de junho de 2019

"Ser eleitor é, acima de tudo, ser cidadão", diz vice-presidente do TRE/MA em entrevista à TV Assembleia

Corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Thyarone Silva

O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Thyarone Silva, concedeu entrevista ao programa “Portal da Assembleia”, exibida nesta sexta-feira (31), no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ele também foi entrevistado no programa “Conexão Cidadania”, apresentado pela jornalista e radialista Marina Sousa, na Rádio Assembleia online, quando falou sobre o trabalho realizado pela justiça eleitoral maranhense, destacando a execução do projeto “Voto Jovem na Escola – 2019”.

Segundo o desembargador, o referido projeto é da mais alta envergadura e consiste em conscientizar os jovens da rede pública e particular de ensino, na faixa etária dos 14 aos 18 anos, sobre a importância do voto. “A escola é o local de aprendizagem. Por isso, nós estamos indo às escolas, onde se formam os cidadãos. Afinal, ser eleitor é, acima de tudo, ser cidadão. É ser cidadão participar das eleições e da vida cívica do país. A Justiça Eleitoral em parceria com as escolas propõe-se a contribuir na formação do eleitor-cidadão”, complementou.

“É importante que, no começo de sua formação, a juventude já saiba o que é ser cidadão, o que é votar, o que faz um vereador, um prefeito, um deputado, um governador, um senador e um presidente. Já saiba o que é o Estado e como se organiza. Conheça os Poderes e a função de cada um. A intenção é estabelecer um ensinamento geral em termos de organização e o papel do Sistema Eleitoral”, esclareceu o corregedor eleitoral.

Formação de multiplicadores

Para o desembargador, é de fundamental importância que a juventude tenha essa formação, pois assim se constituirão em multiplicadores dessa consciência cidadã na sociedade. “O jovem de hoje tem a mente muito aguçada e é muito diferenciado do de ontem. Os jovens, hoje, têm muito mais informações do que os adultos em razão de terem mais facilidade de acessar o mundo virtual. São jovens interessados e que já discutem a política”, ressaltou.

Lançamento do projeto

De acordo com o corregedor eleitoral, o projeto “Voto Jovem na Escola-2019” será lançado, oficialmente, no mês de junho, em São Luís, e será expandido para os demais municípios do estado. “A primeira etapa consistirá em palestras a serem ministradas nas escolas por juízes, advogados, membros do Ministério Público e técnicos da Corte Eleitoral. Vamos fazer concurso de redação sobre o tema, simular eleições envolvendo o corpo discente e docente das escolas, etc”, revelou.

Preparação para as Eleições de 2020

O vice-presidente do TRE/MA disse que a Justiça Eleitoral quando termina uma eleição, de imediato já começa a planejar a próxima.” É um trabalho constante de regularização de eleitor, de filiação partidária, de biometria. Até o final do ano, queremos estar com todo o estado coberto, de maneira que, em 2020, todo mundo já vote com a biometria. Hoje, já temos 77% dos municípios e, até o final do ano, vamos cobrir o restante. É um trabalho que não para”, destacou.

PEC da prorrogação de mandatos de vereadores e prefeitos

Ao ser indagado sobre a PEC que tramita no Congresso Nacional de prorrogação dos mandatos dos vereadores e prefeitos para fazer coincidir as eleições gerais em 2022, o desembargador disse que ainda não tem uma opinião formada sobre a proposta. “É um tema colocado na pauta de forma objetiva mais recentemente e que merece uma análise e reflexão profunda. Precisamos analisar prós e contra”, pontuou.

Combate as Fake News

O corregedor eleitoral destacou o seminário internacional promovido recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, cujo tema foi "Fake News e Eleições", do qual participou. “Vimos o quanto é importante se debater cada vez mais esse tema com a sociedade e, sobretudo, com os setores da mídia. A melhor forma de combate é o diálogo permanente e a conscientização. A notícia falsa não faz bem para ninguém, principalmente para a democracia. A mídia tem um papel relevante nas eleições. Sem imprensa livre, não há democracia”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário