segunda-feira, 29 de julho de 2019

Consórcio do Nordeste aprova ações em defesa da região e do país



Com a presença de sete governadores e dois vice-governadores, a reunião do Consórcio dos Estados do Nordeste aprovou nesta segunda-feira (29), em Salvador, uma série de ações conjuntas com foco no desenvolvimento econômico da região e do país.

DivulgaçãoGovernadores do Nordeste reunidos em Salvador
Com a presença de sete governadores e dois vice-governadores, a reunião do Consórcio dos Estados do Nordeste aprovou nesta segunda-feira (29), em Salvador, uma série de ações conjuntas com foco no desenvolvimento econômico da região e do país. 

O encontro é o primeiro após a oficialização do bloco, que teve seu CNPJ registrado nas últimas semanas. Não estão presentes o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o alagoano Renan Filho (MDB), que enviaram para a agenda os seus vice-governadores Izolda Cela e Luciano Barbosa, respectivamente.

Trata-se também da primeira reunião entre os governadores após a polêmica frase do presidente Jair Bolsonaro criticando os nordestinos.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), considerou um encontro vitorioso e produtivo. “Estamos reivindicando a aprovação da pauta federativa, com o respeito aos direitos dos Estados, e a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, como a lei determina”, disse.

Entre outros projetos discutidos estão uma Central de Compras para a realização de licitações conjuntas entre os Estados nordestinos, a criação de um programa de formação de médicos que supra as necessidades deixadas pelas mudanças do programa Mais Médicos pelo governo federal, a aprovação de um planejamento estratégico para os próximos 12 meses, além da organização de viagens internacionais que serão feitas pelo grupo.

“O Consórcio Nordeste vai permitir, por exemplo, a formação de um modelo de compras coletivas para baratear custos nos estados. Como primeiro governador a presidir o Consórcio Nordeste estou bastante otimista”, afirmou o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Segundo ele, comprar para uma escala de 55 milhões de habitantes deve trazer economia grande para cada estado e estimula a participação de fornecedores internacionais em licitações. 

De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa, já estão definidas visitas internacionais dos governadores, em novembro, à Alemanha, Itália, Espanha e França, com o objetivo de fazer negócios com investidores em torno de obras e do turismo regional. Em seguida, ainda sem data definida também estarão na agenda viagens à Ásia, passando por China, pelas Coreias e pela Rússia.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), diz que o dever deles é trabalhar para garantir direitos, com solidariedade e senso de justiça, sem perseguições ou retaliações. “Só assim estaremos à altura da grandeza do Brasil e do nosso povo”, afirmou.

"Os governadores representam, acima de tudo, a voz desse povo que exige respeito do governo federal, que, a partir de suas demandas apresentadas, quer solução para isso. E isso nós vamos buscar. A relação republicana, independente de quem esteja sentado na cadeira de presidente, ela tem que estar acima de qualquer outro tipo de relação", defendeu o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário