quarta-feira, 17 de julho de 2019

‘Dia D’ de direitos e cidadania para moradores do Residencial Albino Soeiro



Para os moradores do Residencial Albino Soeiro, na zona rural de São Luís, esta quarta-feira (17), foi dia de acordar cedo e aproveitar a comodidade e a praticidade do acesso aos serviços que garantem direitos e geram cidadania, bem perto de casa; foi o ‘Dia D’para tirar a carteira de trabalho, fazer cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine), participar de cursos de artesanato, e ainda, realizar consultas.

Os serviços, que geralmente, são oferecidos no centro da capital, foram disponibilizados de forma totalmente gratuita, durante a ação ‘Dia D do Trabalhador’, que acontece nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), na sede da União dos Moradores do Residencial Albino Soeiro. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Prefeitura de São Luís, com o objetivo de tornar mais acessível à população, serviços públicos que contribuem no aumento da qualidade de vida.

Para o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado, em aproximar os serviços da gestão estadual à população.

“Estamos trazendo serviços muito importantes para aqueles que mais precisam, como as comunidades da zona rural, que normalmente têm mais dificuldade de ter acesso a esses serviços no centro da cidade. Favorecer essa proximidade das políticas públicas, com a comunidade, é uma das marcas do governo Flávio Dino”, destaca o secretário Jowberth Alves.

A ação no Residencial Albino Soeiro, contou com o apoio da vereadora Bárbara Soeiro, que destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado. “O governador Flávio Dino e o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, estão de parabéns pela atitude de promover o acesso da comunidade aos serviços necessários para a população”, comentou.

Serviços e atendimentos

Durante os dois dias de ação do ‘Dia D do Trabalhador’, os moradores têm a oportunidade de contar com serviços, como emissão de carteira de trabalho, cadastramento no Sine e encaminhamento ao mercado de trabalho, além de cursos rápidos de qualificação profissional e oficinas de artesanato a partir de resíduos sólidos.

O pedreiro Cícero Ferreira Lima, de 38 anos, fez seu cadastro no Sine e já foi encaminhado para uma entrevista de emprego. “Vou fazer a entrevista já na sexta-feira. Estou muito alegre de ter a possibilidade de arranjar um emprego, depois de passar muito tempo desempregado. Se Deus quiser, vou conseguir a vaga, e com esse trabalho vou poder cuidar melhor da minha família”, conta cheio de esperança.


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), levaram também, atendimentos como clínica médica, consultas de enfermagem, teste rápido de HIV, glicemia, hepatites virais, aferição de pressão, vacinas e distribuição de medicamentos.

A dona de casa Thalita Cristina de Sousa, comemora a oportunidade de ter atendimentos de saúde, além de realizar o cadastro no Sine. “Foi muito bom poder consultar minhas filhas e poder me cadastrar no Sine aqui perto de casa. Principalmente para mim, que tenho filhas pequenas e não tenho muita condição. Fica complicado ir até o centro para fazer isso. E gostei muito desta iniciativa do Governo do Estado, em ter essa preocupação de trazer esses serviços para cá”, conta.

O “Dia D do Trabalhador”, continua nesta quinta-feira (18), iniciando às 8h e seguindo até às 17h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário