terça-feira, 2 de julho de 2019

Governo anuncia retorno das obras do projeto ‘Mutirão Rua Digna’, em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa



O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (02), pelo secretário de Estado do Trabalho, Jowbeth Alves, durante reunião com o representante da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Raimundo Gomes e Associações beneficiadas com as ações do projeto ‘Mutirão Rua Digna’, na região da Grande Ilha. A iniciativa é promovida pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), e tem como objetivo, a geração de trabalho e renda, por meio de obras de pavimentação de vias públicas.

Na ocasião, o secretário Jowberth Alves, ressaltou os esforços do Governo do Maranhão para proporcionar o desenvolvimento do estado. “Passamos este primeiro semestre nos planejando, buscando investimentos do Governo Federal na perspectiva de geração de emprego e renda, mas até o momento não tivemos nenhum retorno nesse sentido. Diante desse cenário, retomamos com as iniciativas do Governo do Maranhão, por meio do projeto ‘Mutirão Rua Digna’, e vamos concluir as obras pendentes, investindo cerca de R$ 4 milhões, só nesta última etapa. Estamos ainda, com expectativa de fazer o lançamento do novo edital do projeto para 2019, neste semestre”, destacou.

Durante o encontro, a equipe técnica da Setres, fez o alinhamento sobre recursos financeiros e documentos de habilitação das Associações, para dar continuidade aos planos de trabalho do projeto. Na oportunidade, orientações foram ministradas por Raimundo Gomes, representante da Seap, sobre a infraestrutura, controle e segurança, necessários para o processo de retomada das obras, que estavam paradas em decorrência do período de chuvas na região.

“Este é um momento proveitoso e importante, porque tirou dúvidas e trouxe a garantia de que o projeto vai continuar”, disse Maria do Carmo Rocha, da Associação da Vila São Domingos, em São Luís.

Vale ressaltar, que diversas localidades em São Luís, foram beneficiadas pelo ‘Mutirão Rua Digna’, como por exemplo, o Bairro Santa Barbara, a qual já foram executadas obras de pavimentação em quatro ruas. Dando continuidade as ações do Governo do Maranhão, atualmente, na Vila Vitória, também em São Luís, existem obras em fase de conclusão de pavimentação de vias públicas.

Novo Edital

Com previsão de lançamento para este semestre, o novo edital do ‘Mutirão Rua Digna’, prevê a conclusão e chegada do programa, nos 30 municípios do ‘Mais IDH’ e a ampliação das ações na região da Grande Ilha, onde se encontra o maior índice de desemprego voltado para a área da construção civil.

Até o momento, o programa está executando a pavimentação de ruas, em 22 municípios, e já gerou centenas de vagas de empregos temporários, levando oportunidade de renda, acessibilidade e bem-estar social à população que mais precisa. Com a expansão do programa, a Setres traz a garantia de aumentar, ainda mais, o quantitativo de beneficiários com a ação.

O Programa

O ‘Mutirão Rua Digna’, leva qualidade de vida à população, proporcionando trabalho e renda por meio de obras de pavimentação de ruas, beneficiando trabalhadores e moradores das próprias localidades.

Seguindo o viés econômico, o programa aquece a economia local, visto que, gera renda aos comerciantes por meio da venda de materiais de construção. Há, ainda, a dimensão social, já que apenados da justiça, são responsáveis pela fabricação de parte dos bloquetes (elementos de concreto utilizados nas pavimentações das vias públicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário