sexta-feira, 5 de julho de 2019

Governo do Estado deve qualificar 10 mil trabalhadores durante este ano


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), vai oportunizar qualificação profissional para até 10 mil trabalhadores maranhenses este ano. A formação está prevista para acontecer no âmbito do programa Mais Qualificação para o Trabalho, que oferece cursos no sistema de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 80 a 200 horas.

A iniciativa atende demandas de todas as regiões do Maranhão e da população economicamente ativa, promovendo a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho. O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressalta o investimento do Governo do Maranhão com o intuito de garantir qualificação aos trabalhadores maranhenses.

“Vamos investir aproximadamente R$ 8 milhões na capacitação profissional dos maranhenses, que gerará, em média, 500 turmas com 10 mil trabalhadores a serem qualificados esse ano, pois, além de estarmos gerando novos postos de trabalho, temos também a sensibilidade de possibilitar, por meio das ações do governo, qualificação aos trabalhadores, para que ao surgirem as oportunidades, eles estejam preparados”, destacou o secretário.

Os cursos realizados a partir do programa Mais Qualificação Profissional são ofertados de acordo com as demandas locais, feitas por instituições públicas municipais (Prefeituras, Câmaras Municipais, Associações, Sindicatos, dentre outras). A divulgação da oferta de cursos nos municípios/bairro, bem como as inscrições/cadastros para as qualificações são de responsabilidade das instituições demandantes.

Certificação

Na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), foram certificados 45 alunos nos municípios de Timbiras, Anapurus e Magalhães de Almeida. Em Timbiras, foram certificados 15 educandos do curso de Mecânica e manutenção de motos.

No município de Anapurus, 15 alunos receberam certificados pela realização do curso de Piscicultura. Já em Magalhães de Almeida, mais 15 educandos foram certificados, após garantirem a qualificação no Curso de Doces e Salgados.

O subsecretário do Trabalho, Genilson Alves, participou da entrega nos três municípios e destacou a importância da iniciativa. “O programa Mais Qualificação para o Trabalho objetiva capacitar a mão de obra do trabalhador maranhense e contribuir para a sua reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário