sexta-feira, 5 de julho de 2019

Governo do Estado mantém diálogo com empreendimentos de Economia Solidária

Reunião com representantes de empreendimentos de Economia Solidária

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, se reuniu nesta quinta-feira (4), com representantes de vários empreendimentos de Economia Solidária, atendidos pelo Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol). Na pauta, as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), para o desenvolvimento do setor.
O secretário do Trabalho, Jowberth Alves, apresentou aos representantes, ações como os projetos ‘TrabPesca’, ‘Pró Catador’, além do próprio Cresol, que esta semana comemora seu primeiro ano de atuação junto aos pequenos produtores e empreendedores solidários do Maranhão.
Jowberth Alves destacou, que a Economia Solidária tem o papel fundamental no sentido de agrupar as pessoas em empreendimentos com autogestão, que são alternativas de geração de renda para famílias, grupos e cooperativas. Nesta linha de atuação, o Governo do Estado, por meio da Setres, pretende auxiliar os empreendimentos a ampliar as possibilidades de produtos comercializados, que atualmente são artesanatos, bebidas e produtos alimentícios.
“Nossa meta é ampliar esse leque de atuação, organizando e capacitando as pessoas que têm uma determinada expertise na prestação de serviços, dentro dos princípios da Economia Solidária, como a autogestão, empreendedorismo e o cooperativismo, aumentando ainda mais as possibilidades de geração de renda no nosso estado”, explicou.
O secretário Jowberth Alves, ressaltou ainda, que o Governo tem como meta, manter o diálogo com os empreendimentos atendidos pelo Cresol, no sentido de ampliar a atuação de fortalecimento dos processos de identificação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do estado.
Reunião com representantes de empreendimentos de Economia Solidária
“O Cresol é um importante espaço de articulação para as ações estruturantes da Economia Solidária, no Maranhão. Hoje nós temos mais de 70 cooperativas e associações que fazem esse trabalho e que passam mensalmente pelo centro”, pontua. De acordo com o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, a meta é instalar mais centros de referência em Economia Solidária, em outras regiões do Maranhão, a começar pela cidade de Imperatriz.
Um ano de Cresol
O primeiro Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), do Maranhão, comemora nesta semana, um ano de existência e atuação junto a pequenos produtores do estado.
Os empreendimentos de Economia Solidária atendidos pelo Cresol, são organizações associativas, de cunho autogestionário, sem relação de “patrão e empregado”, com o foco na relação de trabalho e renda. Além disso, os empreendimentos visam o desenvolvimento local, com uso sustentável, que vai desde a matéria-prima, à gestão de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário