terça-feira, 23 de julho de 2019

Governo entrega “motores com rabeta” à Associação de Pescadores e Catadores de Caranguejo, em Araioses



Na última sexta-feira (19), a Associação dos Pescadores e Catadores de Caranguejo da Reserva Extrativista do Delta do Município de Araioses, recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), 10 “motores com rabeta”, que contribuirão na substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhor qualidade da atividade pesqueira, na região.

Participaram da entrega, o secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, o assessor de Programas e Projetos da Setres, Carlos Lima e o presidente da associação, Valmir Oliveira.

“O apoio aos catadores e a pesca artesanal no Maranhão é uma das políticas públicas consideradas como prioritárias pelo governador Flávio Dino, na perspectiva de fortalecer a cadeia produtiva, assegurando maior autonomia aos pescadores e catadores, contribuindo assim, com o aumento na produção e na geração de trabalho e renda”, destacou o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, durante as entregas.

Sustentabilidade e autogestão

A política de Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem destruir a natureza. Desta forma, os princípios da Economia Solidária, estão presentes no desenvolvimento do projeto ‘TrabPesca’, através do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade.

Pesca Artesanal no Maranhão

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e lucratividade para milhares de famílias de baixa renda.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o Estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário