quarta-feira, 10 de julho de 2019

Governo lança publicação com estudos técnicos sobre a bacia do Rio Itapecuru

Será realizado, nesta quinta-feira (11), às 17h, o lançamento do e-book “Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e a gestão de recursos hídricos”. O projeto foi proposto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e produzido em parceria com 28 pesquisadores da comunidade acadêmica maranhense e dedicados ao estudo do tema.
A bacia do rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 km², o que representa 16% da área do Maranhão. Dividido em sete partes, o livro faz uma ampla análise da grandiosidade e da importância ambiental, social e econômica da bacia do Itapecuru para o estado.
A publicação, a ser disponibilizada gratuitamente no site do Imesc (http://imesc.ma.gov.br), conta com sete capítulos que mapeiam as características da bacia do rio Itapecuru, levando em consideração desde a legislação referente à gestão de recursos hídricos, passando por aspectos físicos, naturais, geológicos, territoriais e econômicos, constituindo-se como importante obra de referência para a gestão dessa importante bacia hidrográfica maranhense.
O professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Leonardo Soares, um dos organizadores do livro, explica que “o projeto Mais Itapecuru aborda, de forma inédita, um conjunto de estudos técnicos-científicos para uma bacia hidrográfica genuinamente do estado do Maranhão”. O professor pontuou, ainda, que a obra foi organizada com a participação de pesquisadores especializados de diversas instituições do Brasil.
O lançamento do livro, que ocorrerá na sede do Imesc, contará com a participação do secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva; do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Rafael Carvalho Ribeiro; além de representantes da Fapema e professores das instituições que contribuíram para a produção do e-book.
Conheça a obra
O livro está dividido em sete capítulos:
1 – “Planejamento, governança e gestão de recursos hídricos”;
2 – “Aspectos normativos da gestão integrada de recursos hídricos no direito brasileiro e no estado do Maranhão”;
3 – “Aspectos Socioeconômicos da Bacia do Itapecuru, Maranhão”;
4 – “Análise Espacial da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
5 – “Avaliação Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
6 – “Aplicação de um Modelo para Aferição do Risco ao Patrimônio Arqueológico na Bacia do Itapecuru – MA: Conhecimento e Zoneamento”;
7 – “Os Sítios com Registros Rupestres na Bacia do Itapecuru: Interfaces entre a Espeleologia e a Arqueologia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário