terça-feira, 23 de julho de 2019

‘Renda verde’: Governo gera renda a pequenos produtores da agricultura familiar



“Éuma porta que se abriu para mim, para vender minhas coisas e aprender mais”, diz Iraneuza Froz. Participante da Associação dos Pequenos Produtores de Cumbique, no município de Raposa, a agricultora comercializa seus produtos da agricultura familiar, na lojinha do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), no Centro Histórico de São Luís, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).


Todas as terças e quintas-feiras, é dia de Feirinha da Agricultura Familiar do Cresol e a Iraneuza expõe e comercializa seus produtos orgânicos e fresquinhos, direto da horta que cultiva no quintal de casa, junto com o esposo, pai, mãe e irmãos. Ela conta que já têm clientes fiéis e a venda das verduras, legumes e hortaliças tem ampliado sua renda. “Tenho quase 100 clientes que são fiéis, que compram na minha mão toda terça e quinta. Consigo ganhar mais de mil reais por semana! Então, é uma ajuda muito grande na minha renda e da minha família”, relata.


Desempregada, a agricultora agradece a oportunidade de ter um meio de garantir o sustento de sua família a partir da venda dos produtos, realizada semanalmente na lojinha do Cresol. “A feirinha é muito importante na minha vida, como estava e ainda estou desempregada e eu não tinha um meio pra me manter e ajudar em casa, o Cresol e a Setres abriram a porta de muitas oportunidades pra mim”, diz.




O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destaca a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Setres, ao trabalho dos pequenos produtores que expõem e comercializam produtos da agricultura familiar no Cresol.


“Através da Feira da Agricultura Familiar do Cresol, apoiamos esses pequenos produtores, gerando oportunidade de comercialização de seus produtos e de fortalecimento do seu trabalho. Nosso apoio reforça o compromisso do governador Flávio Dino, que é garantir meios de desenvolvimento para quem mais precisa”, destaca o secretário Jowberth Alves.


Rotina




Há um ano, as terças e quintas-feiras, Iraneuza mantém uma rotina de colheita e preparo de alfaces, couves, cheiro verde e outras verduras e hortaliças. Após esse primeiro momento, ela e o esposo seguem da Raposa até o Centro Histórico de São Luís, onde os clientes já aguardam para adquirir os produtos.


“Acordo por volta das 5 horas e vou para horta, onde arranco as verduras, depois lavo e amarro para poder levar ao Cresol. Quando eu chego lá, já tem alguns clientes me esperando. Às vezes, pela distância, acabo chegando um pouco tarde, mas eles são pacientes e me esperam”, relata.


Aprendizado


Além da renda, a agricultora diz que a experiência de comercializar seus produtos no Cresol, é também uma oportunidade de conhecimento e está proporcionando novos aprendizados sobre a prática da economia solidária. “Já participei de oficinas e reuniões com as outras pessoas que participam do Cresol. O aprendizado sobre a economia solidária, faz muita diferença para nós, pequenos produtores. Eu cheguei aqui sem saber quase nada sobre o assunto e agora já tenho um conhecimento que me fez valorizar ainda mais o nosso trabalho”, conta.


Clientes




Fabiana Muniz é uma das clientes da Feirinha da Agricultura Familiar do Cresol. Ela trabalha nas proximidades do Centro Histórico e destaca as vantagens e benefícios dos produtos comercializados na feira, a acessibilidade e praticidade oferecidas pelo espaço. “Quando saio do trabalho, passo aqui e já compro produtos bons e com qualidade para levar para casa. Eu gosto, porque é tudo fresquinho e dura mais do que os produtos do supermercado, além de estar sempre com um preço bem acessível. Tudo isso otimiza muito o meu tempo e é mais econômico”, destaca.


Honória Almeida é outra cliente assídua dos produtos orgânicos. Ela relata que recebeu de uma amiga a indicação da feirinha do Cresol e fala da satisfação em fazer suas compras no espaço. “Eu gostei bastante do que vi. Comprei milho, alface, vinagreira… Tudo muito fresquinho, com muita qualidade e com um preço justo”, contou.


Cresol


Vinculado à Setres, o Cresol foi criado em junho de 2018 e está localizado na rua de Nazaré, 173, no Centro Histórico de São Luís. A iniciativa destaca-se por ter seu processo de gestão compartilhada, onde todas as ações desenvolvidas contam com a participação direta do Governo do Estado e dos grupos e pequenos produtores atendidos pela instituição.


O espaço fomenta o processo de cooperativismo e associativismo para o fortalecimento das cadeias produtivas no estado. Conta também com a comercialização, formação, capacitação, incubação, comunicação, trocas e finanças solidárias, contribuindo com a sustentabilidade econômica, social e política dos empreendimentos solidários; assim como oportunidades de articulação com entidades que atuam com o seguimento.


Economia Solidária


Os empreendimentos de Economia Solidária atendidos pelo Cresol são organizações associativas, de cunho autogestionário, sem relação de “patrão e empregado”, com o foco na relação de trabalho e renda. Além disso, os empreendimentos visam o desenvolvimento local, com uso sustentável, que vai desde a matéria-prima à gestão de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário