quarta-feira, 24 de julho de 2019

Sedes realiza encontro com 27 municípios maranhenses para discutir implantação do Sisan


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), realiza nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), na cidade de Balsas, o Encontro de Mobilização e Sensibilização para implantação e adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O evento, destinado a 27 municípios maranhenses, faz parte de uma das metas do Convênio Federal de nº 013/2016, firmado entre a Sedes e o Ministério da Cidadania.
O Maranhão possui, atualmente, 51 municípios executando ações de fortalecimento do Sisan e, ainda, 27 em processo de adesão. O Sistema, de gestão intersetorial e participativa, possibilita a articulação entre os três níveis de governo e organizações da sociedade civil, para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, destacou as ações realizadas pelo Governo Estado no combate à pobreza, dando como exemplo a implantação dos restaurantes populares em vários municípios. “O Sisan é uma política importante e o Governo do Estado tem realizado um amplo trabalho no combate à pobreza com a implantação de 30 equipamentos de segurança alimentar espalhados em vários municípios”, disse o secretário.
Márcio Honaiser informou, ainda, que o município de Balsas em breve terá um Restaurante Popular que irá contemplar  toda a Região Sul do Maranhão.
Participaram do evento aqueles municípios que não possuem os marcos legais e ainda não cumpriram os requisitos exigidos para estruturação da Política de SAN. São eles Amarante do Maranhão, Balsas, Buritirana, Benedito Leite, Barão do Grajau, Carolina, Campestre do Maranhão, Feira Nova, Governador Edson lobão, João Lisboa, Loreto, Lajeado Novo, Montes Altos, Nova Colinas, Porto Franco, Paraibano, Passagem Franca, Riachão, Ribamar Fiquene, Sambaiba, Sitio Novo, São Felix de Balsas, São João do Paraiso, São João dos Patos, Sucupira do Riachão, São Francisco do Azeitão e Tasso Fragoso.
De acordo com a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, “o Encontro de Mobilização visa, também, contribuir para que os 27 municípios participantes consigam criar seus marcos regulatórios, cumprindo os requisitos necessários para adesão e, assim, ampliar a quantidade de municípios maranhenses adesos ao Sisan”.
Durante a programação, os representantes municipais participaram de explanações sobre a Política de SAN; Estratégias para a implantação do Sisan nas regiões; Formas de acesso aos Programas de Segurança Alimentar e Inclusão Social, além de uma oficina para orientar sobre o preenchimento das minutas de Adesão ao Sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário