terça-feira, 23 de julho de 2019

Trabalhadores da pesca artesanal de Água Doce e Tutóia recebem equipamentos para melhorar a produção e renda



No último sábado (20) e domingo (21), os municípios de Água Doce e Tutóia, receberam respectivamente do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), um total de 40 “motores com rabeta”, que contribuirão na substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhor qualidade da atividade pesqueira, na região.

Em Água Doce, foram entregues 10 motores ao Instituto Pesqueiro Aquicultura Extrativista de Economia Solidária e Trabalho Sustentável. Já no município de Tutóia, 03 grupos de trabalhadores da pesca artesanal foram beneficiados 30 motores cada: o Sindicato de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores; a Associação dos Moradores, Pescadores e Agricultores, do povoado de Remanço e o Sindicato dos Pescadores de Tutóia.

“O apoio a pesca artesanal no Maranhão é uma das políticas públicas consideradas como prioritárias pelo governador Flávio Dino e assegura maior autonomia aos pescadores, contribuindo assim, com o aumento na produção e na geração de trabalho e renda”, destacou o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, durante as entregas.

Participaram também das entregas, o assessor de Programas e Projetos da Setres, Carlos Lima; a presidente do Instituto Pesqueiro Aquicultura Extrativista de Economia Solidária e Trabalho Sustentável, de Água Doce, Cleane Silva; o presidente do Sindicato de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores, José de Ribamar; o presidente da Associação dos Moradores, Pescadores e Agricultores do povoado de Remanço, Sônia Maria Félix e a presidente do Sindicato dos Pescadores de Tutóia, Maira Elizabeth Sousa.

Sustentabilidade e autogestão

A política de Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem destruir a natureza. Desta forma, os princípios da Economia Solidária, estão presentes no desenvolvimento do projeto ‘TrabPesca’, por meio do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade.

Pesca Artesanal no Maranhão

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e lucratividade para milhares de famílias de baixa renda.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o Estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário