sábado, 6 de julho de 2019

Vinhos para iniciantes: aprenda os segredos e as etapas de uma boa degustação


O curso é um dos mais procurados pelos apreciadores de vinhos em São Luís.
Quando buscamos um vinho, normalmente nos deparamos com rótulos que contêm várias informações como, por exemplo, qual casta da uva foi usada, em que ano e em qual região foi produzido; e, às vezes, ainda precisamos lidar com a insegurança na hora de escolher qual levar, não é mesmo?
Claro, na hora da escolha podemos pedir uma sugestão para alguém que entende de vinhos ou que já tem um tipo preferido e ainda assim se deliciar com a bebida. No entanto, melhor que receber uma indicação é saber escolher o seu melhor vinho. E, para ajudar aqueles que querem se aventurar no universo dos vinhos, começar a ousar nos sabores e formar o próprio gosto para a bebida, o Grupo Mateus, por meio do Atelier Don’Anna, realiza no próximo sábado (6), a partir das 15h, o curso “Desmistificando vinhos para iniciantes”.
Ministrado pela primeira sommelière do Maranhão, Raquel Aciole, o curso é um dos mais procurados pelos apreciadores de vinhos em São Luís. “Entre os diversos cursos oferecidos pelo Atelier Don’Anna esse é um dos que têm sempre a maior procura. Nossos clientes querem sempre descobrir mais sobre o universo dos vinhos. É por esse motivo que nos empenhamos para realizar o curso com frequência”, revela o chef executivo do Grupo Mateus, Luciano Rosa.
Durante o curso, os participantes irão conhecer as três etapas da degustação de vinhos: análise visual, olfativa e gustativa, necessariamente nessa ordem. “A primeira etapa consiste em olhar o vinho, já na taça, e analisar a intensidade de cor, a tonalidade e a transparência do líquido. Tudo isso para preparar o paladar. Na análise olfativa, são percebidos os diferentes aromas de cada uva. Já etapa da degustação é o momento de identificar as distintas sensações, como doce, salgado, ácido ou amargo”, explica a especialista Raquel Aciole.
Para identificar cada sabor com precisão, a sommelière orienta manter a bebida por 15 segundos na boca. “Ao beber, é importante manter o vinho na boca por cerca de 15 segundos para que as diferentes regiões da bochecha e da língua possam identificar cada sabor da bebida. Assim, cada etapa é cumprida, garantindo um mergulho no aprendizado sobre seu próprio gosto e se encantando com as histórias que uma garrafa de vinho pode trazer”, finaliza.
Para participar do curso e mergulhar na história que cada garrafa pode proporcionar, basta entrar em contato pelo telefone: 98858-7612 e fazer a sua reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário