sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Assembleia Legislativa homenageia escritora, advogado e auditor federal em sessão solene


A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (22), sessão solene para homenagear três personalidades: a escritora Luiza Leite Bruno Lobo e o professor e advogado Luiz Felipe Pinto Heilmann, agraciados com o Título de Cidadão Maranhense, e o auditor federal de Finanças e Controle da CGU Wellington Resende Silva, condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

Durante a solenidade, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, o deputado Wellington do Curso (PSDB), autor das proposições, destacou a importância das homenagens concedidas às três personalidades:

“A concessão destas honrarias foi fruto de nossa iniciativa, mas obteve a aprovação unânime de todos os deputados desta Casa. É importante ressaltar que se trata de uma justa homenagem e de um merecido reconhecimento a estas três pessoas ilustres, que têm dado uma inegável contribuição à sociedade maranhense”, discursou Wellington do Curso, logo na abertura da sessão solene, presidida pelo deputado César Pires (PV).

Em seu pronunciamento, o deputado Wellington do Curso destacou a trajetória profissional e a produção acadêmica da escritora e professora Luiza Leite Bruno Lobo, natural da cidade de Rio de Janeiro (RJ), que ficou famosa como pesquisadora da obra de dois autores maranhenses: Sousândrade e Maria Firmina dos Reis.

Wellington do Curso enalteceu a carreira profissional do professor e advogado Luiz Felipe Pinto Heilmann, natural da cidade de Curitiba, Estado do Paraná, que vive há 30 anos no Maranhão.

Professor e advogado inscrito na OAB-MA, Luiz Felipe Pinto Heilmann chegou a residir na Espanha. Ao retornar ao Brasil começou a lecionar na Faculdade do Estado do Maranhão (Facem), onde leciona a disciplina de Direito Privado. Em 2014, assumiu a função de coordenador do Curso de Direito na Facem.

“O professor Luiz Felipe permanece até hoje desenvolvendo um trabalho de fundamental importância orientando seus alunos na defesa das prerrogativas profissionais bem como na dignidade da advocacia e das funções relativas ao mundo jurídico para futuros operadores de Direito egressos desta Faculdade”, salientou o deputado Wellington do Curso.

Prêmio Innovare

Em seu discurso, Wellington do Curso falou ainda da importância da homenagem concedida ao auditor federal de Finanças e Controle Wellington Resende Silva, condecorado na sessão solene com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

Formando em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Wellington Resende é contabilista e já foi auditor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE). Atualmente, no cargo de auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Wellington Resende conquistou, no ano de 2018, o Prêmio Innovare com o tema “Combate à corrupção” utilizado como prática do Curso de Formação de Auditores Sociais por ele ministrado.

O Curso de Formação de Auditores Sociais (CFAS) é um trabalho voluntário, ministrado por Wellington Resende e destinado a quaisquer pessoas interessadas em aprender como fiscalizar recursos públicos. Durante as aulas, os alunos aprendem as principais técnicas de auditoria e fiscalização.

Agradecimentos

Após o discurso proferido pelo deputado Wellington do Curso, os três homenageados – Luiza Leite Bruno Lobo, Luiz Felipe Pinto Heilmann e Wellington Resende Silva - revezaram-se, na tribuna, para manifestar sua gratidão pela homenagem que lhes foi concedida pela Assembleia Legislativa.

“Estou muito grato, extremamente agradecido. Agradeço a todos. E devo dizer que esta homenagem é feita não somente a mim, mas a uma multidão de pessoas que sonham por um Maranhão melhor, e que inspiram todo o nosso trabalho”, afirmou o auditor federal de Finanças e Controle da CGU Wellington Resende Silva, condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

A sessão solene de entrega das honrarias contou com a presença do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), da Universidade Federal do Maranhão, da Universidade Estadual (Uema), além de diversos integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário