quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Atividade ‘Acorda Trabalhador’ promove palestra motivacional na agência do Sine Centro



Sine, Centro- São Luís- MA

As competências pessoais estão intimamente ligadas aos traços de personalidade de cada indivíduo. São elas que ajudarão a destacar o valor e competências técnicas de cada profissional, no mercado de trabalho. Para ressaltar a importância deste tema, a atividade ‘Acorda Trabalhador’, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), promoveu nesta terça-feira (6), na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís, a palestra: Competências Pessoais e Mercado de Trabalho.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou que o tema reforça os objetivos da atividade semanal, realizada no Sine. “A ideia do ‘Acorda Trabalhador’ é exatamente essa: trabalhar a motivação e levar instruções preciosas para os que estão procurando uma vaga no mercado de trabalho. É isto que o Governo do Estado está proporcionando com estes momentos: capacitação profissional para que os trabalhadores estejam aptos às oportunidades de emprego”, pontua.

Oportunidade

A auxiliar de serviços gerais, Silvana Maria, de 50 anos, foi atualizar o cadastro na agência do Sine Centro e aproveitou para adquirir mais conhecimento por meio da palestra sobre competências pessoais e mercado de trabalho, ministrada pela psicóloga Dilene Moraes e pela pedagoga Rosângela Duarte. “É tão importante ter um espaço que promove esse tipo de evento; consegui fazer meu cadastro, agora também posso aprender um pouco mais a como ser uma boa profissional, a me desenvolver no meu ambiente de trabalho. Ainda bem que agora temos essa grande chance que aumenta nossa esperança de conseguir um bom emprego”, disse.

Acorda Trabalhador

Realizada semanalmente às terças-feiras, a atividade ‘Acorda Trabalhador’ é voltada ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego, na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora, utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos: acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico. A atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

Ação Germinar

O Acorda Trabalhador, integra as atividades da Ação Germina’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador, um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário