quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Câmara homenageia história da Associação Comercial

Câmara homenageia história da Associação Comercial
Foto: Handson Chagas
Os cento e sessenta e cinco anos de fundação da Associação Comercial e suas ações em favor do comércio, dos serviços e da indústria ao longo desse tempo no Maranhão e, em São Luís, foram comemorados nesta terça-feira, 20, pela Câmara de Vereadores. Uma sessão solene, com entrega de placa comemorativa ao presidente daquela associação, Felipe Mussalém, foi presidida pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB), autor da proposta aprovada. Este evento antecipou em um dia a data de aniversário de fundação, que transcorre neste dia 21. O presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), não pôde chegar a tempo de presidir a sessão.
Compareceram à homenagem a presidente do conselho superior da entidade, Luzia Rezende, que também é secretária adjunta de Estado da Micro e Pequena Empresa e representou o secretário de Estado da Indústria, Simplício Araújo. De mesmo modo, representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seu secretário de Relações Parlamentares, Raimundo Nonato Silva Junior. Pelo Sindicato da Construção Civil, esteve seu presidente Fábio Nahuz; o primeiro-secretário da Federação da Indústria, Pedro Robson da Costa, representou o presidente Edilson Baldez; e o Conselho Regional de Contabilidade escalou seu presidente João Carvalho, enquanto a Federação do Comércio mandou o vice-presidente Maurício Feijó. O ex-presidente da ACMA, Júlio Noronha, marcou presença, assim como diretores da entidade e amigos convidados.
Ao usar da palavra, o vereador Ricardo Diniz ressaltou ser uma honra homenagear a quarta mais antiga Associação Comercial do Brasil, cuja missão é promover o desenvolvimento econômico e social do Estado e de São Luís, promovendo o bem-estar da coletividade. Ele frisou que ela é promotora do diálogo e de parcerias do empresariado junto ao poder público, buscando caminhos que fortalecem a união, a integração e o desenvolvimento.
FEITOS
“Ela foi decisiva para que o nosso Estado conquistasse posição de destaque na produção agrícola brasileira e atuou decisivamente na recuperação da Rua Grande e as praças Deodoro e do Panteon, pelo governo da União. Estamos à beira de recebermos o incremento de mais de 1 trilhão de dólares na Base Aérea de Alcântara, com o Acordo Brasil/Estados Unidos da América para o lançamento de satélites de comunicações, e esse investimento não será só ali. São Luís certamente tirará proveito desse montante, porque os técnicos não irão se hospedar ou se instalar só em Alcântara. Vamos nos preparar para isto para não sermos surpreendidos”, conclamou Ricardo Diniz.
Por sua vez, o presidente Felipe Mussalém, agradeceu a homenagem da Câmara à Associação Comercial. Ele lembrou que a entidade, desde há muito tempo, é reconhecida como órgão consultivo dos poderes públicos, condição que almeja resgatar para, no exercício dessa condição, conhecer, apreciar, dar parecer e sugerir melhorias e acréscimos em matérias afetas à economia municipal.
“Celebramos os 165 anos reverenciando o passado, mas buscando olhar para o futuro, desejando resgatar espaços de fala e de interlocução e nos colocando como participantes efetivos dos destinos do Maranhão e de São Luís”, ressaltou.
Mussalém relembrou o fundador da entidade, em 1854, João Galberto, além de outros pioneiros como Cunha Santos, Martinus Hoyer, Clodoaldo Cardoso e Eduardo Aboud. Como feitos públicos, alinhou a campanha pela produção que resultou na construção de estradas para escoamento da produção; a compra do prédio para a instalação do curso de Direito, há cem anos, em São Luís; a construção do Palácio do Comércio, local onde se instalou o antigo Hotel Central, dentre outras campanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário