domingo, 18 de agosto de 2019

Cezar Bombeiro: na luta pelo resgate da leitura




Uma ação idealizada pela comunidade da Liberdade tem tudo para promover um resgate social inédito no bairro, que historicamente exibe baixos indicadores de desenvolvimento humano, com ênfase para a violência acentuada. Trata-se da instalação da primeira biblioteca comunitária daquele núcleo habitacional, onde a população clama há tempos por iniciativas dessa natureza. Tendo como principal incentivador o vereador e líder popular Cézar Bombeiro, a biblioteca será inaugurada no dia 13 de setembro, na Rua Corrêa de Araújo, nº 135.

A primeira biblioteca comunitária da Liberdade será batizada com o nome de João Damasceno, em homenagem ao advogado morto ano passado, que por décadas morou e fez história no bairro, prestando assistência jurídica às famílias humildes. Muito popular no reduto onde vivia, ele atuava não apenas como profissional do Direito, mas também como propagador de conhecimentos, pois era um cidadão extremamente culto, que fazia questão de compartilhar todo o seu saber.

A expectativa para o início do funcionamento da biblioteca é a melhor possível, pois uma parcela expressiva da comunidade está mobilizada em prol desse objetivo. Para propiciar organização e implementar os conhecimentos técnicos necessários para o bom atendimento do espaço de leitura, o projeto conta com a parceria da bibliotecária Anísia Nascimento, que tem vasta experiência nesse tipo de trabalho, inclusive em comunidades similares à Liberdade.

Anísia já foi gestora da biblioteca municipal do Bairro de Fátima e pode testemunhar as transformações sociais provocadas na coletividade pelo contato permanente com a leitura. Entusiasmada, a bibliotecária diz que espera repetir a experiência na Liberdade. “O bairro Liberdade é um berço cultural e a literatura não pode ficar distante disso, pois literatura também é cultura”, enfatiza, lembrando que os moradores já vinham demonstrando esse anseio.

Para propiciar à biblioteca condições adequadas de promover transformação social, foi lançada uma campanha de doação de livros literários. O objetivo é construir um rico acervo, que servirá a toda a população da Liberdade, indistintamente, e às demais pessoas interessadas em leitura. Os idealizadores do projeto conclamam não só a comunidade local, mas todos os habitantes de São Luís a aderir à montagem de uma biblioteca que seja referência na busca de conhecimento e de desenvolvimento pessoal para os usuários.

A ideia é que a biblioteca ofereça, além de leitura de qualidade, projetos socioculturais. Como um dos eixos da Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do bairro Liberdade (Adecres), que já oferece aulas de música, cursos de informática, cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o espaço deve estar aberto a todas as atividades relacionadas à defesa dos direitos sociais.

Entusiasmada com a mobilização que a iniciativa tem provocado na comunidade, Anísia exalta a atuação do vereador Cézar Bombeiro para a concretização da ideia e lembra que, além de político, ele é bibliotecário por formação acadêmica. Com tantos pontos favoráveis, a tendência é que a iniciativa seja coroada de êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário