sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Festa em homenagem ao Dia Municipal do Poeta da Literatura de Cordel

O Dia Municipal do Poeta da Literatura de Cordel, celebrado em 01 de agosto, foi comemorado no VIII Sarau de Cordel realizado no anfiteatro Beto Bittencourt. O Dia Municipal foi instituído por iniciativa do vereador Honorato Fernandes através do Projeto de Lei de nº 046. Durante o evento além de apresentação de cordelistas, teve bate papo, apresentação de repentistas e banda musical. De acordo com Moises Nobre, artista de Cordel e organizador do evento, a realização do Sarau nesta data, que marca o dia Municipal do Poeta da Literatura de Cordel, é muito importante, pois mantem viva esta arte tão tradicional.
“É uma felicidade realizar o VIII Sarau e ao mesmo tempo comemorar este Dia junto a tantas pessoas que estão comprometidas com a nossa cultura. São ações assim que não deixam a nossa cultura morrer”, disse Moises Nobre.
Durante todo o evento o que se viu foi a participação de artistas que fazem da arte do cordel a sua bandeira. O teor dos cordéis apresentados foi da exaltação ao miolo do Boi a criticas do momento politico.
Na sua fala o vereador Honorato Fernandes, autor do projeto que instituiu o Dia Municipal do poeta da Literatura de Cordel, destacou o empenho de Moises Nobre no sentido de manter viva a arte do cordel e falou sobre a sua alegria de participar do evento.
“Quero parabenizar por esta atividade o amigo Moises, que é um camarada que insiste em manter as nossas tradições e as nossas riquezas vivas. E foi assim que surgiu o Dia Municipal do poeta da Literatura de Cordel. Fruto da insistência dele, da luta dele de resgatar e manter vivo aquilo que faz parte da vida da gente. Reafirmar a importância do poeta do cordel, reafirmar a nossa origem, pautando a cultura como expressão de vida é uma oportunidade para que uma vez mais possamos nos reconhecer como um povo bonito, rico, cheio de cultura com muita fé e determinação para lutar, que são características do povo nordestino”, disse Honorato Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário