segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Governo articula criação do ‘Cresol Quilombola’, no município de Alcântara



O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, visitou neste sábado (3), prédios coloniais no município de Alcântara, onde deverá ser instalado um Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Cresol).

O equipamento, denominado ‘Cresol Quilombola’, será um espaço destinado ao apoio às iniciativas de empreendedorismo nos moldes da Economia Solidária, e beneficiará organizações tradicionais, com formação e comercialização de seus produtos.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou, que a iniciativa visa estimular a geração de renda aos produtores do município.

“A valorização da cultura popular e dos pequenos produtores por todo o Estado, é uma prioridade do Governo Flávio Dino. ‘O Cresol Quilombola’ vai viabilizar a ampliação da geração de renda para esses importantes empreendedores de Alcântara”, ressaltou.

Participaram da visita técnica, também, a secretária adjunta do Trabalho, Jordânia Pessoa; o subsecretário Genilson Alves; o superintendente de Cultura Popular, Carlos Lula; a secretária adjunta de Cultura, Caroline Veloso; e o educador da SEPAB, Servolo Borges.

Cresol

A experiência do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária, já é uma realidade em São Luís, há mais de um ano. Vinculado à Setres, o Cresol foi criado em junho de 2018 e está localizado na rua de Nazaré, 173, no Centro Histórico de São Luís.

A iniciativa destaca-se por ter seu processo de gestão compartilhada, onde todas as ações desenvolvidas contam com a participação direta do Governo do Estado e dos grupos e pequenos produtores atendidos pela instituição.

O espaço fomenta o processo de cooperativismo e associativismo para o fortalecimento das cadeias produtivas no estado. Conta também com a comercialização, formação, capacitação, incubação, comunicação, trocas e finanças solidárias, contribuindo com a sustentabilidade econômica, social e política dos empreendimentos solidários; assim como oportunidades de articulação com entidades que atuam com o seguimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário