quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Governo do Estado já emitiu mais de 35 mil carteiras de trabalho, em 2019




Mais de 35 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foram emitidas pelo Governo do Estado, em 2019. Os dados são do Relatório Semestral divulgado pela Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRT/MA). No âmbito do Governo do Estado, as CTPS são emitidas pela Secretaria de Estado de Trabalho e de Economia Solidária (Setres), por meio das agências do Sistema Nacional de Empregos (SINE) e pelas agências do Viva/Procon.

De acordo com o relatório da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, nos seis primeiros meses de 2019, foram emitidas 35.710 carteiras de trabalho, sendo 24.585 pelo Viva/Procon e 11.125 pelas agências do SINE.

O secretário de Estado de Trabalho e de Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a importância da Carteira de Trabalho para as relações trabalhistas. “A Carteira de Trabalho é o principal documento do trabalhador. É na carteira que os profissionais podem contabilizar seu tempo de contribuição previdenciária, além disso, sem o documento, é impossível exercer qualquer relação de emprego”, ressaltou.

Emissão perto de casa

Dos milhares de trabalhadores que emitiram sua Carteira de Trabalho, no primeiro semestre de 2019, por meio da Setres, cerca de 200 tiveram a oportunidade de fazê-lo perto de casa. É que estes puderam emitir seu documento durante a realização de edições do projeto #SetresEmAção, que tem o objetivo de tornar mais acessível à população, serviços públicos que contribuem na melhoria da qualidade de vida.


“Foi muito bom, porque veio para perto da gente. Agora não teve desculpas de distância ou outra coisa, e foi fácil tirar a Carteira de Trabalho”, conta a estudante Josilene Martins, 18 anos. Moradora do bairro do Maracanã, a jovem conseguiu tirar o documento durante a edição do #SetresEmAção, que aconteceu no bairro onde mora, no mês de maio.

Jéssica Poliana, 28 anos, moradora da Vila Luizão, também teve acesso ao serviço perto de casa e parabeniza o Governo pela iniciativa. “É uma ótima iniciativa do Governo do Estado trazer esse serviço até a comunidade, porque têm pessoas sem condições de se deslocar para a emissão do documento, que é muito importante para conseguir um emprego”, relata.

O projeto, que já aconteceu nos bairros do Maracanã, Residencial Albino Soeiro e Vila Luizão, ainda no mês de agosto, chegará aos bairros da Liberdade (16), Cohatrac IV (21 e 22) e Cidade Olímpica (dia 29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário