sábado, 24 de agosto de 2019

Governo entrega equipamentos a jovens pescadores, em Pedreiras



Como forma de incentivar o fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), entregou nesta sexta-feira (23), dez motores com rabeta a jovens pescadores do município de Pedreiras.

Durante a solenidade, o secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, destacou o trabalho de valorização dos produtores por todo estado. “O governo está sempre solícito com as nossas demandas, e favorecer essa proximidade das políticas públicas com a comunidade, é uma das marcas do Governo Flávio Dino. Uma parceria que vem trazendo bons resultados e que precisamos continuar. Os motores beneficiarão não apenas a questão produtiva dos pescadores, mas atenderão as comunidades, como forma de transporte, instalados nas embarcações, atendendo a população de maneira geral”, afirmou.

Pescadores contemplados por meio de edital

A entrega dos equipamentos, aconteceu por meio do edital lançado pelo ‘Programa Juventude no Campo’, da Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Juventude. Além dos motores, os pescadores receberam um certificado do curso de ‘Aperfeiçoamento em Pesca Artesanal’, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O pescador Aruick Leal, de 17 anos, um dos jovens contemplados no projeto, contou que a aquisição dos equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, vai gerar rapidez e melhoria da infraestrutura e, consequentemente, aumento da renda. “Essas ações refletem o compromisso do governo, qualificando e propiciando formas de preservar nossa cultura da pesca artesanal e beneficiando nossa população”.

Participaram da entrega, o subsecretário de Estado do Trabalho, Genilson Alves; o secretário municipal de Juventude de Pedreiras, Phelipe Figueiredo; e o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Didi Motos.


TrabPesca

A iniciativa integra as ações do projeto ‘TrabPesca’, que tem como objetivo, apoiar entidades representativas de pescadores, colônias, associações e sindicatos, com equipamentos motorizados de pesca em substituição ao transporte manual, gerando rapidez, melhoria da infraestrutura pesqueira, aumento da produtividade e renda, e, ainda, fortalecer o associativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário