sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Governo inaugura Cras nos municípios de Lago Verde e Bom Lugar


Foto: Honório Moreira

Com um investimento da ordem de R$ 833 mil reais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) inaugurou dois Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) nos municípios de Lago Verde e Bom Lugar, nesta sexta-feira (09). Atualmente, 138 equipamentos de assistência social já foram entregues à população.

O titular da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que o Cras é o equipamento que possibilita o acesso dos beneficiários aos direitos e benefícios sociais. “No Cras a população conhece os programas federais e estaduais que vão proporcionar uma melhoria e dignidade de vida, principalmente para as famílias em vulnerabilidade social”.

Márcio enfatizou ainda, sobre a importância de manter a atualização cadastral, que pode ser feita no Cras, para que não haja o cancelamento de benefícios.

“Diversos programas de complementação de renda como o Bolsa Família, Bolsa Escola, Tarifa Social, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros, dependem do cadastro atualizado e correto de cada beneficiário. É preciso que haja um empenho nosso enquanto Estado e também das gestões municipais, para que a população que precisa desses benefícios continue garantindo um auxílio que é seu por direito”, explicou o secretário.

Para o prefeito de Lago Verde, Francisco Nascimento, o equipamento garante um melhor atendimento aos usuários. “Nós agradecemos ao governador Flávio Dino e à sua equipe por esse prédio bem estruturado, um presente que vai possibilitar que o nosso trabalho seja feito da melhor forma em benefício da nossa população”, disse o prefeito.

O CRAS é entregue mobiliado às gestões municipais para facilitar o acesso e a inserção dos beneficiários às ações e programas sociais desenvolvidos pelos governos estadual e federal. O equipamento é considerado a porta de entrada da Assistência Social, sendo um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social.

Em Bom Lugar, Francisca Leite de Oliveira, de 57 anos, ficou feliz com o espaço amplo que servirá para as reuniões que participa. “Estou encantada com o novo prédio do Cras, onde faço as atividades do grupo de idosos. Me sinto muito bem aqui, estão todos de parabéns”, disse a usuária.

Entre as ações ofertadas pelo CRAS estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O centro atende ainda, famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

A prefeita Luciene Duarte, disse que o novo Cras vai garantir um melhor atendimento às pessoas que buscam o equipamento. “O antigo prédio era pequeno e desconfortável, não suportava a demanda de pessoas. Agora podemos oferecer um melhor atendimento, com uma estrutura melhor e confortável”, disse a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário