segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Governo inova e realiza entrevistas de emprego por videoconferência na agência do SINE, em São Luís



Com objetivo de ampliar as oportunidades de empregabilidade dos trabalhadores maranhenses, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), traz inovações nos processos de entrevista dos candidatos a vaga de emprego, na agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE), em São Luís. Utilizando as ferramentas tecnológicas, os trabalhadores cadastrados na unidade do SINE, no Centro da Capital, agora podem fazer entrevistas de emprego por meio de videoconferência.

Ao ser convocado para uma entrevista virtual, o trabalhador se apresenta no SINE, passa por uma orientação especializada e é encaminhado para a sala de entrevista que fica na própria unidade. Com a estrutura e apoio da equipe técnica da Setres, o cidadão participa da seleção com o recrutador, que pode estar em qualquer parte do país, e ser locado em um posto de trabalho aqui mesmo no Estado.

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves destacou que a inovação trazida pelo SINE no Maranhão é resultado do empenho do Governo do Estado em modernizar e ampliar a atuação do órgão no estado.

“Temos intensificado o trabalho e atuação do SINE no Maranhão, tanto na captação de vagas, quanto na modernização e divulgação do sistema e da marca SINE. Isso porque, ao longo do tempo, o órgão tem, de certa forma, ficado para trás, com o surgimento de empresas particulares na área de captação e encaminhamento de trabalhadores ao mercado de trabalho. Essa nova ferramenta de entrevista por videoconferência é fruto desse esforço do governo Flávio Dino, em valorizar e modernizar o SINE”, ressaltou.

Segundo o coordenador da agência, César Roberto, a metodologia aumenta a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. O coordenador conta ainda que antes existiam vagas no sistema do SINE/São Luís que não eram preenchidas porque, embora tendo unidades aqui no Maranhão, a central de contratação de mão de obra de algumas empresas ainda estão em outros estados.

Por meio do método de entrevista por videoconferência, o trabalhador cadastrado no SINE poderá ser convocado também para uma dessas vagas, de acordo com o seu perfil profissional e necessidade de contratação das empresas.

Cristiane Oliveira, 37 anos, analista financeiro, foi a primeira trabalhadora maranhense a usar o método virtual de entrevista do SINE/São Luís. Satisfeita com a iniciativa, ela parabeniza a atitude do Governo e celebra a possibilidade de ser recolocada no mercado de trabalho. “É uma iniciativa maravilhosa. Isto demonstra, para nós trabalhadores, que o Governo está realmente empenhado em promover à população o acesso ao trabalho, mesmo neste momento difícil de desemprego no Brasil’, comentou.


SINE

É uma ferramenta gerenciada pelo Governo Federal, responsável por facilitar e intermediar as relações trabalhistas entre a empresa e o trabalhador. Com foco no desenvolvimento de políticas públicas de promoção do trabalho digno, o Governo do Maranhão, por meio de convênio federal com o Sistema Nacional de Emprego (SINE), atualmente implementou 17 Agências do Trabalho/SINE, em diferentes regiões do estado.

As Agências do Trabalho/SINE são instituições vinculadas diretamente à Secretaria de Estado do Trabalho, e dispõem ao público trabalhador e empresarial, um conjunto de ações voltadas para a intermediação de mão de obra; seguro-desemprego; orientação ao trabalhador, emissão de carteira do trabalho e previdência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário