quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Governo realiza primeira reunião da ‘Mesa Permanente de Diálogo e Negociações com Centrais Sindicais’



Com o intuito de manter e ampliar o diálogo e o estreitamento de laços entre a gestão estadual e as Centrais Sindicais do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), promoveu, nesta quarta-feira (31), a primeira reunião de articulação de um dispositivo permanente de diálogo com as categorias no estado.

Denominado de ‘Mesa Permanente de Diálogo e Negociações entre o Governo do Estado e as Centrais Sindicais’, o dispositivo tem como objetivo, discutir temas e pautas que contribuam para o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado, bem como a geração de emprego e renda no Maranhão.

Estiveram presentes, dirigentes da CTB/MA (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Maranhão), CUT (Central Única dos Trabalhadores), CSP Conlutas (Central Sindical e Popular Conlutas) e UGT/MA (União Geral dos Trabalhadores – Maranhão). Participou da reunião também, o subsecretário do Trabalho e da Economia Solidária, Genilson Alves.

“Estamos dando o pontapé inicial para um processo muito importante de discussão sobre desenvolvimento econômico do estado, a partir da geração de trabalho, emprego e renda, com aqueles que militam na defesa dos direitos dos trabalhadores, que são as centrais sindicais. É mais um importante passo da gestão participativa, que tem sido a marca principal do governador Flávio Dino”, destacou o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.


Para o vice-presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, no Maranhão, Júlio Guterres, o estabelecimento de uma mesa de diálogo e negociações entre as Centrais Sindicais e a gestão estadual, é uma demonstração de que o governo Flávio Dino, é um governo democrático, que favorece a discussão dos trabalhadores em temas importantes para o estado.

“Essa Mesa de Diálogo que o Governo do Estado está mantendo com as Centrais Sindicais, tem dois aspectos principais: o aspecto democrático e segundo, o reconhecimento de que os trabalhadores têm opinião sobre os rumos da matriz econômica que o Maranhão deve seguir; uma matriz de desenvolvimento inclusiva e sustentável, com a participação dos trabalhadores”, ressaltou.

Na reunião foram apresentadas sugestões de temáticas e formato da Mesa Permanente de Diálogo, ficando definido também o próximo encontro do dispositivo para o dia 17 de setembro, onde será debatido o tema “Matriz de desenvolvimento econômico do estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário