quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Othelino Neto prestigia encerramento do tradicional Festejo de Santo Inácio de Loyola, em Pinheiro



O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, nesta quarta-feira (31), o encerramento do Festejo de Santo Inácio de Loyola, padroeiro do município de Pinheiro. O deputado Ricardo Rios (PDT) também participou do momento de fé e devoção.

Ao lado da sua esposa, Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Othelino Neto acompanhou a tradicional procissão pelas ruas da cidade. O presidente da Alema destacou a importância do festejo, considerado um dos mais tradicionais do Maranhão e ressaltou a satisfação em participar, por mais um ano, da homenagem ao santo padroeiro da cidade de Pinheiro.


“O Festejo de Santo Inácio de Loyola é tradicional na cidade de Pinheiro, onde vêm pessoas de toda a Baixada Maranhense e de diversas outras cidades do Maranhão, até de outros estados, para homenagear o padroeiro. Eu tenha a satisfação de, todos os anos, participar da programação, renovando a fé e saindo daqui com o espírito renovado”, declarou.

“Sou filha de Pinheiro e, assim como todos os filhos, vim prestigiar Santo Inácio, que, para a gente, é uma data que já faz parte do nosso calendário. A gente vem prestigiar o Festejo de Santo Inácio de Loyola, que passa o mês inteiro com missas e festa no largo da igreja”, completou Ana Paula Lobato.


O deputado Ricardo Rios, que é da Baixada Maranhense, também destacou a alegria em prestigiar o encerramento do festejo ao lado da população pinheirense.

“Estou feliz em estar, mais uma vez, na cidade de Pinheiro. Baixadeiro que sou, da cidade de Vitória do Mearim, mas um político da baixada, fico feliz em estar nesse dia especial com os pinheirenses, na procissão do nosso santo padroeiro”, afirmou.

“Hoje é um momento especial para a nossa cidade, dia do nosso padroeiro, Santo Inácio de Loyola. Dia em que a cidade para e toda a população da zona rural e as igrejas estão presentes na procissão. É uma honra receber pessoas de fora, lideranças políticas, deputados, prefeitos, que estão conosco nesse momento tão importante”, disse o vereador de Pinheiro, Lucas do Beiradão.

Este ano, o festejo católico abordou a participação dos jovens na vida cristã, celebrando, ainda, os 80 anos da Igreja de Santo Inácio de Loyola. Foram dez dias de programação religiosa e cultural, reunindo centenas de devotos da região da Baixada Maranhense. 

O festejo teve como tema “Jovens amigos de Cristo, missionários, comprometidos e apaixonados por Deus, a exemplo de Santo Inácio”. Já o lema faz uma reflexão sobre a igreja do Deus vivo na terra: “Somos tua igreja, tua vinha, Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário