segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Parceria entre SETRES e Instituto Aprecia capacitará mulheres em vulnerabilidade social



A Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com o Instituto Aprecia (Associação Preparatória de Cidadão Do Amanhã), realizou na tarde da última quarta-feira (14), a aula inaugural do Projeto Inspira (Inserção Social, Produtiva e Empoderamento da Mulher pela Educação Profissional, Empreendedora e de Gênero).

Ao todo, serão 15 turmas dos cursos de Auxiliar Administrativo e Departamento Pessoal, Empreendedorismo, Vendas e Atendimento, Recepcionista e Portaria, Turismo e Hospitalidade. Dessas 15 turmas, seis delas já foram iniciadas; sendo duas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Anjo da Guarda, e quatro em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís.

O evento contou com a participação do subsecretário do Trabalho, Genilson Alves; a bibliotecária da Casa da Mulher Brasileira, Janaína Ferreira; a assessora da Coordenadoria Municipal Da Mulher do Município de São Luís, Elza Gonçalves; a representante da Secretaria da Mulher (SEMU), Rebeca Alexandre; e a vice-presidente do Instituto Aprecia, Janaína França.

Durante a cerimônia de abertura, o subsecretário do Trabalho, Genilson Alves, destacou o comprometimento do Governo do Estado em desenvolver políticas públicas para as mulheres. “A iniciativa traz na sua essência, a contribuição para a autonomia econômica da mulher, fazendo com que as participantes passem a assumir o protagonismo ao explorarem suas habilidades, criatividade e coragem no desempenho de seus papéis”, disse.

A vice-presidente do Instituto Aprecia, Janaína França, explica que as ações previstas serão executadas de formas articuladas, tendo como base o histórico, cultura, a identidade e a afinidade da cidade de São Luís; observando os fundamentos relacionados à valorização humana, realidade local e o incentivo à participação.

Foto: Letícia Castro/ASCOM SETRES.

Segundo Janaína, serão trabalhados durante os cursos, as formas para as conquistas do pensamento autônomo independente, abrindo caminho para discussões na busca do entendimento conjunto, dos processos de construção de novos conhecimentos. Essas ações serão desenvolvidas tendo como foco, além do processo de ensino-aprendizagem, a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos.

“Os conteúdos serão transmitidos por meio da exposição teórica, apresentações dialogadas, dramatizações e apostilas, além da realização de dinâmicas e trabalho em grupo. Todo conteúdo teórico será permeado pelas aulas práticas com reforço do processo de ensino-aprendizagem”, destaca Janaína.

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