quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Sedes realiza capacitação do Bolsa Família para 217 municípios


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), o Encontro de Coordenadores Municipais do Sistema do Programa Bolsa Família na Saúde e Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. O evento teve como objetivo capacitar os técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos 217 municípios maranhenses sobre as funcionalidades, acesso e uso do SISVAN.

A secretaria adjunta de Renda e Cidadania da Sedes, Ana Gabriela Borges, explicou que a capacitação garante a habilitação dos profissionais ao uso de uma das principais ferramentas que acompanham as condicionalidades do Bolsa Família.

“Garantimos assim a qualidade das informações, que repercute em assegurar benefícios como o Bolsa Família e outros programas socioassistenciais. O Sisvan tem papel fundamental na gestão das informações da Vigilância Alimentar e Nutricional e da Atenção Básica das famílias beneficiarias do PBF”, disse a secretária.

A capacitação visa assegurar que as famílias não entrem em descumprimento de condicionalidades dos programas sociais por falta de informações ou de monitoramento das mesmas, evitando assim, que os usuários tenham seus benefícios suspensos.

Rimena Araújo, analista técnica de política social do Ministério da Saúde, conduziu as capacitações sobre a agenda técnica do Sisvan, ferramenta do Governo Federal que hospeda informações das condicionalidades da área da saúde, garantindo assim, que a política alimentar e de nutrição sejam assegurados.

“Apresentamos o Sisvan, sistema de informação que registra as informações e funcionalidades na área da saúde para o Bolsa Família, que é um programa intersetorial e envolve ações da assistência, saúde e educação. Para que o programa funcione com êxito, temos que deixar todos os três eixos bem estruturados, tal a importância do bom uso da ferramenta para evitar o descumprimento de condicionalidades na área da saúde”, explicou Rimena.

A programação do evento contou com Apresentação do Programa Bolsa Família na Saúde, das Ferramentas do Sistema do Bolsa Família na Saúde, Sistema de Condicionalidades – SICON; Atividades sobre a contextualização sobre a vigilância Alimentar e Nutricional, atualização do Sisvan e a interface com outros sistemas de informação, das fichas do e-SUS e do Sisvan, cadastro de gestores e técnicos pelo e-Gestor Atenção Básica, apresentação do bloco de cadastro, de registro de acompanhamento, de vinculações e de relatórios; além de desdobramentos das atividades nos estados e municípios.

Emarne Cavalcante, coordenadora do Bolsa Família no município de Pio XII, disse que capacitações que melhoram as habilidades dos trabalhadores do Bolsa Família garantem a boa funcionalidade do programa.

“Estamos sempre presentes nesses encontros porque acreditamos que a atualização dos nossos conhecimentos sempre proporciona um melhor trabalho. Sempre temos dúvidas e obstáculos a serem enfrentados, com o objetivo principal de garantir o benefício dessas famílias que tanto precisam”, disse a coordenadora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário