quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Segurança Alimentar e Nutricional é tema de Encontro em São Luís



Atualmente o Maranhão possui 51 municípios executando ações de fortalecimento do Sisan. (Foto: Honório Moreira / Sedes)
Para o subsecretário da Sedes, Clóvis Paz, destaca importância da política de Segurança Alimentar e Nutricional para a sensibilização dos municípios, para a implantação e adesão ao Sisan, o que possibilitará a eles a participação direta às políticas de Segurança Nacional Alimentar e Nutricional.

O evento é destinado aos municípios que não possuem os marcos legais e ainda não cumpriram os requisitos exigidos para estruturação da Política de SAN, devendo contribuir para que estes possam criar seus marcos regulatórios e cumpram os requisitos necessários para adesão, e assim ampliar a quantidade de municípios maranhenses adesos ao Sisan.

O Maranhão possui, atualmente, 51 municípios executando ações de fortalecimento do Sisan e, ainda, 27 em processo de adesão. O Sistema, de gestão intersetorial e participativa, possibilita a articulação entre os três níveis de governo e organizações da sociedade civil, para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Como parceiros deste processo, o governo do estado conta com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e com a Câmera Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

A secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes Lourvidia Caldas, explica que este momento é o início de todas as ações que serão executadas dentro dos municípios. “Os municípios que hoje estão presente nesta capacitação, com certeza, saem daqui sensibilizados, entendendo a importância que é fazer a adesão ao Sistema (Sisan), com benefícios e direitos alcançados durante todo o planejamento, compreendendo as ações propostas e como executa-las em sua prática”.

Durante a programação, os representantes municipais irão participar de explanações sobre a Política de SAN; Estratégias para a implantação do Sisan nas regiões; Formas de acesso aos Programas de Segurança Alimentar e Inclusão Social, além de uma oficina para orientar sobre o preenchimento das minutas de Adesão ao Sistema.

A representante do município de Bom Jardim, Adriana Carvalho de Sousa, ressalta que a adesão dos municípios ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional é fundamental em todo o país. “A população realmente necessita desse programa e para isso precisamos de encontros como esses para iniciar os debates voltados para o sistema e assim tentar implantar o programa nos municípios”.

O Encontro faz parte de uma das metas do Convênio Federal nº 013/2016 Projeto Fortalecendo o SISAN, firmado entre a Sedes e o Ministério da Cidadania para fortalecimento do Sisan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário