sábado, 7 de setembro de 2019

Entrega de equipamentos de pesca garante mais qualidade de vida à população litorânea do Maranhão



“Minha maior alegria foi ser contemplado com um motor desses, doado pela Secretaria do Trabalho e pelo governador Flávio Dino”, disse o pescador Laisson James, integrante da Associação dos Moradores da Ilha dos Lençóis (AMIL), durante a entrega de motores com rabeta, realizada no município de Cururupu, na última quarta-feira (04).

Ao todo, 37 motores com rabeta foram entregues, sendo 19 aos pescadores da AMIL e 18 motores para outras comunidades pesqueiras da região.

Durante a entrega, o governador Flávio Dino reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Estado, por meio do cumprimento de programas e projetos que incentivam a geração de emprego e renda aos municípios.

“Sou muito grato pela oportunidade de estar aqui hoje. Mudamos a história da educação, a história dos pescadores, a realidade do nosso Estado e vamos continuar avançando para dar qualidade de vida ao nosso povo”, afirmou Flávio Dino.

O secretário de Estado de Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a importância de fortalecer a cadeia produtiva de pesca artesanal no Maranhão e assegurar a autonomia dos trabalhadores, por meio dos equipamentos que promovam a qualidade da atividade pesqueira na região.

“Esta iniciativa do Governo do Estado vai garantir, à população de Cururupu, eficiência de trabalho. Os motores beneficiarão não apenas a produtividade dos pescadores, mas também vão proporcionar mobilidade segura aos trabalhadores”, afirmou.

As entregas dos motores com rabeta fazem parte das políticas públicas instituídas pelo governador Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e Projeto TrabPesca, com o objetivo de garantir mais condições de produção aos pescadores da localidade, gerando rapidez e melhora da qualidade da atividade pesqueira.

“Com os equipamentos, teremos a chance de aumentar a renda e garantir a preservação da nossa tradição de pesca. É uma ajuda importantíssima que estamos recebendo e, graças ao Governo, o nosso trabalho será mais facilitado”, pontuou o presidente da AMIL, Natanael Fonseca.

Participaram, também, da solenidade de entrega dos motores o vice-governador, Carlos Brandão; presidentes da Assembleia Legislativa de São Luís, Othelino Neto, e da Câmara de vereadores de Cururupu, Antonio Filho; e o reitor Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (IEMA) Jhonatan Almada.

Também estiveram presentes os secretários de Estado da Mulher, Ana do Gás; da Educação, Felipe Camarão; da Casa Civil, Marcelo Tavares; de Infraestrutura, Clayton Noleto; e de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Compareceram os prefeitos de Cedral, Jadson Passinho; de Guimarães, Osvaldo Gomes; de Mirinzal, Jadilson Coelho; os vereadores de Cururupu Adaildo Borges, Aldo Ferraz, Bruno Passinho, Daniel Loureiro, Ebenilson Ascalha, Egnaldo Fonseca, Hellen Maravilha, Júnior Belém, Luiz do Fórum e Roberto Pestana.

Sustentabilidade e autogestão

Os princípios da Economia Solidária estão presentes no desenvolvimento do projeto TrabPesca, por meio do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade.

O projeto TrabPesca apoia entidades representativas de pescadores, colônias, associações e sindicatos, com equipamentos motorizados de pesca em substituição ao transporte manual, gerando rapidez, melhoria da infraestrutura pesqueira e aumento da produtividade e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário