sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Governo realiza visita técnica às instalações do Cresol Quilombola, no município de Alcântara



Valorização e resistência da cultura negra. Essa é a definição do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária, o Cresol Quilombola, que será instalado no município de Alcântara. As futuras instalações do espaço, foram visitadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), na última quarta-feira (04). O objetivo foi conhecer a estrutura do lugar e planejar as ações de implementação do Centro.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressaltou o compromisso do Governo do Maranhão em promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades quilombolas no estado. “A criação do Cresol Quilombola, aos moldes da economia solidária, vai viabilizar a ampliação da geração de renda dos pequenos produtores, além de resgatar a riqueza histórica das comunidades quilombolas de Alcântara”, ressaltou.

O Cresol Quilombola, além de ser um local para as comunidades do território trocarem experiências, também terá um valor simbólico, de valorização e luta de centenas de comunidades negras. “A ideia do Cresol, em Alcântara, não se trata apenas de um centro de exposição e comercialização. É também um centro de referência da resistência negra, que evidencia a força, a criatividade, a produção das comunidades quilombolas que são herdeiras dessa história de força e luta”, enfatizou o coordenador da Economia Solidária, Ricarte Almeida.

Além do coordenador de Economia Solidária, Ricarth Almeida, participaram da visita-técnica, o supervisor de Atividade-Meio, José Ribamar Marques de Sousa; a arquiteta da Setres, Anny Victoria Santana; o superintendente de Cultura Popular, Carlos Lula; a coordenadora da Casa de Cultura de Alcântara, Mônica Duarte; a representante da Associação do Território Étnico Quilombola de Alcântara (Atequila), Pedra Amorim; e o educador do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB), Servolo Borges.


Cresol

Vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidaria (Setres), o Centro Estadual de Referência em Economia Solidária do Maranhão (Cresol), foi criado em junho de 2018 e está localizado na rua de Nazaré, 173, no Centro Histórico de São Luís. A iniciativa destaca-se por ter seu processo de gestão compartilhada, onde todas as ações desenvolvidas, contam com a participação direta do governo do estado e dos grupos e pequenos produtores atendidos pela Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário