terça-feira, 29 de outubro de 2019

Assembleia intensifica ações da campanha Outubro Rosa com exames e palestras

Exames preventivos são realizados na Carreta da Mulher | Agência Assembleia

A Diretoria de Saúde da Assembleia, em parceria com o Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (Gedema), deu início, na manhã desta terça-feira (29), no Plenarinho, ao Ciclo de Palestras Educativas como parte das ações de intensificação da campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama.

Compuseram a mesa de abertura do ato solene o diretor de Saúde da Assembleia, Dionílio Costa Júnior, a deputada e procuradora da Mulher, Helena Duialibe (Solidariedade), e a chefe do Departamento de Normas e Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), Flávia Vieira, representando a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dionílio Costa Júnior destacou a importância da Assembleia participar da campanha Outubro Rosa. “Nesses últimos três dias do mês de outubro, vamos desenvolver ações de intensificação da campanha Outubro Rosa com palestras educativas, a presença da Carreta da Mulher, que proporciona a realização do exame de mama e, na quarta-feira (30), com a Feira Vida e Saúde, no hall de entrada da Alema, dentre outras atividades”.

A procuradora da Mulher na Assembleia ressaltou a importância da realização da campanha Outubro Rosa e do engajamento da Assembleia nessa ação. “Mais do que nunca, precisamos saber que a prevenção é o melhor remédio. Precisamos ter mais cuidado com a nossa saúde para podermos adquirir uma melhor qualidade de vida. A campanha Outubro Rosa é um momento para nós, mulheres, chamarmos todas as nossas companheiras para entendermos que precisamos estar, permanentemente, vigilantes e nos prevenindo”.

“O Governo do Estado é um grande apoiador nesse processo. A gente trabalha muito com a prevenção, haja vista que o câncer de mama é um dos que mais matam a população brasileira de um modo geral. E a prevenção é o caminho para o diagnóstico precoce. Parabenizo a Assembleia pela iniciativa”, declarou Flávia Vieira.

Palestra sobre prevenção ao câncer de mama no Plenarinho

Palestras educativas

A enfermeira especialista em Oncologia Roseana Costa Teixeira Cunha, do Hospital Aldenora Belo, proferiu palestra sobre os cuidados necessários para a prevenção e combate ao câncer de mama. Segundo a especialista, dados do Instituto do Câncer (INCA) mostram que uma em cada 8 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama durante seu período de vida. “O INCA estima mais de 59.700 novos casos para 2019. No Maranhão, estima-se 720 novos casos e, em São Luís, 280 “, revelou.

“É preciso conscientizar com relação às mamografias e a outros exames que devem ser feitos, além do exame de toque. Assim, pretendemos alcançar essas mulheres para melhor tratá-las. Essa educação continuada das mulheres em relação à prevenção e combate ao câncer de mama é de fundamental importância. A Assembleia está de parabéns por somar com a campanha Outubro Rosa”, complementou Roseana Teixeira.

Carreta da Mulher estacionada ao lado do Complexo de Comunicação

Exames de Mamografia na Carreta da Mulher

A coordenadora de Enfermagem da Diretoria de Saúde, Katyane Vasconcelos, disse que, a partir de hoje (29), até 31 de outubro, a Carreta da Mulher, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, realizará exames de mamografia, sendo 30 no período da manhã e 30 à tarde, no estacionamento da Assembleia, ao lado do prédio do Complexo de Comunicação.

“Só poderá fazer o exame de mamografia quem estiver com a APAC (Documento emitido pela Diretoria de Saúde), cópia do cartão do SUS, RG ou outro documento de identidade, além de comprovante de endereço”, esclareceu Katyane Vasconcelos.

“Cheguei aqui era seis da manhã. É a segunda vez que realizo o exame de mamografia e gostaria que todas as mulheres pudessem ter essa oportunidade que a Assembleia está me oferecendo, que agradeço de coração. Prevenir é sempre o melhor remédio”, afirmou Maria do Carmo Martins Pereira, doméstica, moradora do bairro Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga.

Feira Vida e Saúde

“Nesta quarta-feira (30), vamos ter a Feira Vida e Saúde, no hall de entrada da Casa, na qual contaremos com uma equipe para falar sobre promoção e prevenção em saúde de uma forma geral, sobre alimentação, atividade física, repouso, entre outros assuntos. Em resumo, daremos orientações de um modo geral para termos o nosso organismo funcionando a pleno vapor”, anunciou Katyane Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário