sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Governo entrega nova estrutura da agência do Sine, em Pedreiras



Inauguração de Agencia do Sine em Pedreiras-MA

Hoje (3), mais um sonho foi realizado no município de Pedreiras. O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), através da prefeitura municipal, realizou nesta quinta-feira, a entrega da nova estrutura da Agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine), localizada na Avenida Rio Branco, s/nº, no prédio do Setor de Tributação.

O espaço dispõe de setores voltados para serviços de intermediação de mão de obra ao mercado de trabalho; promoção de cursos de qualificação; atendimento do Seguro Desemprego; e serviços de cidadania, como: retirada de PIS, PASEP, CNIS (para Prefeitura de Pedreiras); cursos; atendimento ao pescador artesanal; capacitação do trabalhador; consulta do extrato do trabalhador; e orientação ao profissional autônomo, oportunizando mais comodidade e melhorias para as atividades e soluções de demandas dos servidores e do público.

Para assegurar ainda mais os benefícios à população, a unidade do Sine em Pedreiras, também contará com a “Sala do Empreendedor”, um setor especializado em: informação ao MEI (Microempreendedor Individual); formalização do registro do MEI (Microempreendedor Individual); declaração anual SIMEI; parcelamento dos débitos; ativação da Inscrição Estadual; impressão da guia DAS; impressão da guia mensal de parcelamento; previsão de faturamento; alteração do registro do MEI; emissão de nota fiscal; baixa do registro do MEI; auxílio na escolha do nome da empresa; realizações de ações integradas com os setores da sociedade que visem fomentar o empreendedorismo no município; informações sobre linhas de créditos ao MEI; orientação para formalização de funcionário e transformação jurídica (MEI para ME); realização de cursos, palestras e oficinas realizadas em parceria com o ‘Sistema S’, universidades e outras instituições no município.

Satisfeita com a oportunidade que o Governo do Maranhão está viabilizando por meio da entrega da nova estrutura do Sine no município, Claudia, de 37 anos, comemora a possibilidade de emitir sua carteira de trabalho e, também, alguns outros documentos que ajudarão no processo de encaminhamento às vagas de emprego. “Sem documentos não somos ninguém. Fica até difícil arranjar uma oportunidade de ganhar a renda, sem poder comprovar nada, sem poder registrar através do documento. Agora, com essa agência aqui na cidade, tudo vai ficar melhor e mais seguro”, disse.

Secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, e o prefeito de Pedreiras-MA, Antônio França, em solenidade de reinauguração da Agencia do Sine, no município.

Na oportunidade, o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, ressaltou o compromisso do governo do Estado, por meio dos programas e projetos desenvolvidas na Setres, a fim de beneficiar a população quanto ao encaminhamento ao mercado de trabalho e oferta de qualificação profissional. “As políticas públicas que incentivam a geração de Trabalho e Renda, o desenvolvimento e qualificação profissional dos maranhenses, são prioritárias para o governador Flávio Dino. A nossa meta é somar esforços para efetivar essas políticas públicas através de nossos equipamentos, como é o caso do Sine que beneficia a população de diversas localidades do estado”, concluiu.

Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário