quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Audiência Pública na Câmara Municipal debate Lei Orçamentária Anual de São Luís para 2020

Audiência Pública na Câmara Municipal debate Lei Orçamentária Anual de São Luís para 2020
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de São Luís para 2020 foi debatida em audiência pública realizada, na quarta-feira, 6, na Câmara Municipal. A audiência foi presidida pelo titular da Comissão de Orçamento da Casa Legislativa, vereador Gutemberg Araújo (PRTB).
O evento contou com participação dos vereadores Umbelino Júnior (Cidadania) e Pavão Filho (PDT), além de representantes da Prefeitura de São Luís, representante de grupos que debatem a economia na capital, alunos de uma faculdade particular e membros da sociedade civil.
A LOA define as prioridades contidas no Plano Plurianual e as metas que devem ser atingidas no ano seguinte. A Lei disciplina todas as ações a serem realizadas pelo município. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora desde orçamento.
Durante a audiência, o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino Raposo, apresentou as projeções orçamentária do município para o ano que vem. O secretário também comparou o planejamento de 2020 com o desde ano.
Segundo o procurador da Câmara Municipal, Samuel Melo, a LOA atende todos os requisitos e está dentro da realidade do município.
“Fiz uma análise dos instrumentos do governo municipal e fiz recomendações para que tudo seja cumprindo categoricamente, porque 2020 será o último ano desta gestão e não se pode deixar obrigações para a outra administração arcar”, relatou.
A previsão de gastos para 2020 da Prefeitura de São Luís está orçada em R$ 2.303.949.902,00.
Para Saúde será destinado 40,7% do valor total, o equivalente a 938 milhões, 732 mil e 999 reais. Está previsto para Educação 29,7% do orçamento, sendo 685 milhões, 351 mil e 746 reais. 1,1% do valor orçamento, que chega a 25 milhões, 480 mil e 070 reais será destinado a Assistência Social. As outras vinculações terão 28,4% da previsão orçamentária, chagando a 654 milhões, 385 mil e 88 reais.
Para o vereador Gutemberg, a obrigação da Comissão de Orçamento está sendo cumprida religiosamente dentro do prazo.
“Fico feliz porque estamos ouvindo a população de São Luís a respeito de um tema importante para a cidade. A função do orçamento é destacar as metas e prioridade para 2020. E ninguém melhor que a população para saber onde o orçamento deve ser investido, porque ela sabe os problemas que nossa capital enfrenta”, destacou.
As propostas de emendas ao Orçamento devem ser entregues pelos vereadores até o dia 18 de novembro na Comissão de Orçamento. A previsão é que a comissão entregue a LOA até o dia 4 de dezembro para o presidente do Legislativo Municipal, Osmar Filho (PDT), que deve definir a data em que a Lei Orçamentária Anual será votada na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário