quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Felicidade e gratidão marcam encerramento de Residências no HU-UFMA


Cerca de 150 profissionais especializados foram entregues à sociedade maranhense
Nesta quinta-feira, 27, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), findou mais um ciclo. Cerca de 150 profissionais concluíram as Residências em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial; Multiprofissional em Saúde e Médica. A solenidade de encerramento contou com a presença dos coordenadores dos programas, os gerentes de Administração e Ensino e Pesquisa, e a chefe da Divisão Médica do hospital.
O HU-UFMA se configura como a maior estrutura formadora de recursos humanos para a rede de Saúde do Maranhão, tendo as Residências como eixos que sustentam o desenvolvimento da qualidade assistencial. Portanto o sentimento de gratidão estava aflorado no auditório, tanto nos novos especialistas como também nos seus preceptores e mestres.
O coordenador da Residência Médica do HU-UFMA, José Guará, destacou a importância dos preceptores nessa jornada e deixou um recado importante aos novos especialistas. “A Residência Médica é a mais antiga em formação no hospital, são mais de 30 anos de tradição. Boa parte dos seus preceptores foram frutos dessa casa e generosamente continuam ajudando no desenvolvimento da instituição. Minha gratidão a todos eles. Gostaria que levassem consigo o ensinamento de que fazer saúde é muito mais que diagnosticar doenças ou tratar problemas difíceis, é ter a sensibilidade de debruçar um olhar sobre outra pessoa e poder prover para ela o que de fato precisa. Por vezes, é muito mais uma escuta do que uma fala”.
Cada programa escolheu uma pessoa para falar em nome da turma, entre elas, Natália Cunha, concludente da Residência Multiprofissional em Saúde, que em sua fala enfatizou que todo o esforço valeu a pena. “Foi um período de inigualável aprendizado em nossas vidas, agregamos conhecimento teórico e prático que impactarão na saúde de todos que receberem nossos serviços, pois fomos instigados a prestar uma atenção hospitalar eficiente e humanizada. Tenho certeza que seremos referência no mercado de trabalho, levando o nome da instituição”.
Rita Carvalhal, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, enfatizou que não era uma despedida, e sim, um até logo. “Hoje muitos que fizeram residência conosco são staffs dessa casa, e isso pode acontecer com vocês. Nós entregamos os senhores preparados para desenvolver suas atividades com competência, pois passaram por um local que possui profissionais excelentes. Nossos preceptores e residentes são envolvidos, dedicados e isso repercute no grau de excelência dos programas. E por isso, continuamos lutando pela aquisição de novos programas”.
O superintendente em exercício, Eurico Santos Neto, parabenizou a todos e frisou a missão da instituição. “Nós da Administração somos mais de bastidores, estamos aqui para dar apoio e fazer com que as coisas funcionem da melhor maneira possível para oferecer a vocês uma boa formação. Observando as falas anteriores, percebemos que além da gratidão que vocês têm pelo hospital, nós também sentimos isso ao conseguir oferecer essa oportunidade de aprendizagem. Sabemos que não é fácil, são 60h semanais que necessitam de foco, dedicação e amor pelo que faz. Então, parabéns por essa conquista, momentos como esses nos enchem de ânimo para continuar o trabalho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário