sábado, 28 de março de 2020

Veja 4 cuidados ao higienizar os alimentos após as compras



Especialista 

indica: higienização adequada dos alimentos evita diversos problemas de saúde.

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a rotina 

de muita gente ficou alterada. Para prevenir a proliferação do vírus, os cuidados se estendem até na hora de ir ao supermercado, onde deve-se passar o menor tempo possível no local, evitar levar a mão ao rosto e manter sempre a distância de segurança de outros

consumidores. Esses são só alguns dos cuidados recomendados na hora de ir às compras. 

Ao chegar em casa, os alimentos comprados também precisam 

de um cuidado especial, mas como deve ser essa higienização? As dicas a seguir são da nutricionista, mestre em Saúde do Adulto e da Criança, e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Nogueira, que alerta para a importância desse hábito. 

1) Cuidados em casa incluem alimentos 

lacrados 

Ao chegar em casa, após as compras dos alimentos, a higienização 

é fundamental e deve ser seguida com cuidado. No caso dos alimentos lacrados, antes de colocá-los nos armários ou despensas, lave as embalagens com água e sabão e, em seguida, borrife álcool 70% ou solução clorada.
2) Frutas, verduras e legumes devem 
ser lavados antes de serem guardados 
Retire frutas, verduras e legumes das embalagens, lave 
com água corrente e deixe de molho em um recipiente com água e água sanitária – para cada um litro de água uma colher (de sopa) de água sanitária. Deixe as frutas e verduras nessa solução por cerca de 10 ou 15 minutos no máximo e, em seguida, lave bem em água corrente e deixe secar naturalmente. Se for para a geladeira, armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração, para melhor organização do espaço.


3) Higienização de alimentos com cascas: 

sem molho

Alimentos que possuam casca precisam ser limpos com escovinha 

ou bucha, específicas para esse uso, para que a sujeira superficial seja retirada por completo. Depois, basta enxaguar em água corrente.

4) Guardou os alimentos? Atenção às 

maçanetas e aos puxadores dos armários!

É fundamental que, após a higienização dos alimentos, 

maçanetas e puxadores dos armários e geladeiras sejam também higienizadas. Afinal, são eles que primeiro você toca antes de pegar o alimento que deseja, por isso, é importante mantê-los sempre limpos e higienizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário