quarta-feira, 15 de abril de 2020

Dr. Gutemberg solicita audiência remota com o poder público e representantes da saúde para reavaliar ações no combate ao Coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde, São Luís está entre as 12 capitais em situação de emergência no combate ao coronavírus.
Com o avanço da doença na capital, o médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo solicitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, uma audiência remota de urgência com o poder público e lideranças da saúde para reavaliar as ações de combate à pandemia.
A outra preocupação do parlamentar é em relação às medidas de proteção aos profissionais da saúde, pois já são mais de 60 infectados no Maranhão. Em São Luís, uma técnica de enfermagem e um médico faleceram por conta da doença.
“A velocidade do contágio está muito alta. Quase 100 bairros em São Luís e na região metropolitana já registram casos da doença. Calhau e Renascença lideram essa lista. Além dos idosos e dos grupos de risco, minha preocupação é com os profissionais da saúde. Muitos estão adoecendo e trocando o papel de cuidador por paciente”, destaca Dr. Gutemberg.
Dr. Gutemberg lembrou que a última audiência da Câmara de São Luís com o secretário de saúde do município, Lula Fylho, foi no dia 24 de março.
Na ocasião foram destinados 100 mil reais da emenda de cada vereador totalizando 3 milhões e cem mil reais para a compra de equipamentos de proteção e outras medidas.
Dr. Gutemberg solicitou também vacinação nas farmácias, a capacitação dos agentes de saúde para vacinar em casa e a criação de um call center para esclarecer dúvidas da população.
Para os profissionais da saúde envolvidos no combate ao coronavírus, o vereador requisitou um aumento da insalubridade e um abono salarial, além da parceria com hotéis para o repouso desses profissionais, bem como a criação de uma central de telemedicina para orientar a população.
“Precisamos de uma nova reunião com os secretários de saúde do município e do estado também, vereadores e lideranças da área da saúde para uma reavaliação das ações e readequar novas medidas de acordo com a realidade atual da pandemia. Essas ações conjuntas fortalecem o combate ao coronavírus”, afirma Dr. Gutemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário