segunda-feira, 20 de abril de 2020

Flávio Dino estende quarentena e anuncia mais leitos para o Maranhão



Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB-MA) afirmou, nesta segunda-feira (20), que a quarentena no estado será estendida até 5 de maio. Em entrevista coletiva por videoconferência, Dino anunciou a entrega de novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 e divulgou o aluguel de um hospital particular.

Serão oferecidos pela rede estadual um total de 23 leitos a mais, que funcionarão de maneira exclusiva para o tratamento da doença. Além disso, o Hospital São José, no centro de São Luís, foi alugado pelo governo estadual para tratamento exclusivo no novo coronavírus. “Alugamos já este hospital, consumamos a operação e lá teremos mais 50 leitos”, disse o governador. “O processo de expansão (no número de leitos) em São Luís continua muito fortemente enquanto houver necessidade.”

No sábado (18), o governo já havia anunciado a ampliação de vagas exclusivas para casos de Covid-19, com a oferta de mais 71 novos leitos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A liberação dos leitos – que ficam no 4º andar da unidade de saúde – foi realizada com a transferência de pacientes da clínica médica para os 54 novos leitos criados pelo governo no Hospital do Servidor. De alta complexidade, o HCM é referência no atendimento a pacientes com o novo coronavírus.

Segundo Dino, há ações em curso também no interior do Maranhão, como a construção de um hospital em Lago de Pedra e outro em Santa Luzia do Paruá – ambos serão inaugurados nas próximas semanas. O governo estuda, ainda, a instalação de um hospital de campanha na cidade de Açailândia em parceira com uma empresa privada.

“Lamentavelmente, de modo inusitado, há uma polêmica na cidade de Açailândia quanto a receber ou não esse hospital. Nós não queremos polêmica. Mas estamos acompanhando essa polêmica. Vamos consultar hoje as lideranças políticas da cidade e, se a decisão for de não receber o hospital, nós vamos alocar em outra cidade”, afirmou o governador do Maranhão.

Já a quarentena – que viabilizou o necessário fechamento de atividades não essenciais, comércio, bancos e escolas – foi ampliada. A medida terminaria nesta segunda-feira, mas foi prorrogada 15 dias. No novo decreto do governo maranhense, o uso de máscaras passa a ser obrigatório em locais públicos e ambientes de livre acesso.

O novo coronavírus atinge 40 cidades em todo o Maranhão. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), há 1.320 casos confirmados de Covid-19 no estado. Outras 3.580 pessoas estão com suspeita de contaminação, enquanto 3.076 casos foram descartados. Conforme o governo, 4.397 testes foram realizados.

Já o número de mortes ligadas ao novo coronavírus no Maranhão chegou a 54 neste domingo (19), informa a SES. Nas últimas 24 horas, foram registrados seis novos óbitos. Foram três casos em São Luís e um em Anajatuba, Imperatriz e Cururupu. A capital São Luís lidera em número de casos (1.075) e mortes (43), seguida por São José de Ribamar (102 casos e quatro mortes).

Da Redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário