quinta-feira, 16 de abril de 2020

São Luís prorroga até dia 20 de abril a suspensão do funcionamento dos órgãos municipais não essenciais


A Prefeitura de São Luís prorrogou, até o dia 20 deste mês, a suspensão do funcionamento dos órgãos municipais que não atuam na prestação de serviços essenciais à população. A medida atende às orientações das autoridades de saúde para manter o distanciamento social até que a curva de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) esteja controlada em São Luís. Com isto, a Prefeitura reforça as ações que vem tomando para coibir os efeitos sociais, de saúde e econômicos da Covid-19 entre a população da capital. Entre às medidas está a antecipação das férias da rede municipal de ensino por 15 dias -  de 6 a 20 de abril.
O prefeito Edivaldo afirmou que está constantemente reavaliando as medidas de prevenção e combate à doença, tomando novas medidas para reforçar as ações em execução sempre que preciso. “Estamos seguindo a recomendação das autoridades de saúde do país e do mundo pela continuidade do distanciamento social, observando o crescimento do número de casos do novo coronavírus em nossa cidade. Além disso, seguimos reforçando nossa rede de saúde, de assistência social às pessoas em maior vulnerabilidade. Estamos fazendo nossa parte, adotando todas as medidas para conter a proliferação da doença na cidade. Mas só vamos conseguir vencer essa guerra se tivermos o apoio e consciência de todos”, disse o gestor público.
A suspensão dos serviços públicos não essenciais já estava prevista no Decreto Municipal Nº 54.890, de 17 de março de 2020, para reforço das medidas de prevenção do novo coronavírus em São Luís. No dia 23 de março, foi baixado o Decreto Municipal N.º 54.936/2020, que declarou estado de calamidade pública no Município de São Luís, em virtude do número de infecções pelo vírus H1N1 e da existência de casos confirmados e suspeitos de contaminação pela Covid-19 na cidade. Um novo decreto, N.º 54.971, de 02 de abril de 2020, ampliou estas medidas, que agora estão sendo prorrogadas até o dia 20 de abril.
SERVIÇOS PÚBLICOS
Todos os serviços essenciais seguirão sendo executados sem prejuízos à população, como o atendimento em saúde, limpeza urbana, disciplinamento do trânsito, assistência social, Defesa Civil, Guarda Municipal entre outros. Por determinação do prefeito Edivaldo, todos estes serviços foram readequados para que tanto os profissionais quanto a população tenham a saúde resguardada. Para isto, foram tomadas uma série de medidas para evitar o risco de infecção pelo novo coronavírus.
Já os serviços não essenciais continuam dispostos à população, no entanto, sem atendimento presencial nos órgãos públicos. Para isto, foram disponibilizadas plataformas eletrônicas como call center, e-mails, além do portal da Prefeitura de São Luís por meio dos quais também é possível ter acesso a processos, certidões, alvarás e demais documentos. Para saber quais são estas plataformas, basta o cidadão acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais ou acessar http://www.saoluis.ma.gov.br/.
SAÚDE
Na saúde foi feita a reestruturação do Hospital da Mulher, que é a unidade de referência na rede municipal para atendimento aos pacientes com Covid-19. A unidade conta com 53 leitos, sendo 43 leitos clínicos e 10 de UTI, além de equipe médica multidisciplinar com mais de 200 profissionais e equipamentos como respiradores entre outros necessários para o tratamento dos pacientes.
Foram adotados ainda novos fluxos em toda a rede de saúde municipal entre outras ações na área como a prestação de auxílio psicológico as servidores da saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus.
Também está sendo feita a higienização diária de toda a frota de transporte urbano da capital com álcool a 70% ou água e sabão para evitar a contaminação dos passageiros pelo novo coronavírus. Os coletivos estão circulando com o ar-condicionado desligado e as janelas abertas para manter o ambiente arejado. Também estão sendo higienizadas e desinfectadas diariamente paradas de ônibus, terminais de integração, unidades de saúde e outros locais de aglomeração de pessoas.
Entre as medidas para conter a proliferação do vírus estão ainda a ampliação do acolhimento à população de rua, incluindo a disponibilização de vagas extras em abrigos temporários e a realização de testes rápidos para identificar casos de Covid-19 entre esta população.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Além disso, também já foram medidas para garantir a segurança alimentar de famílias que estão com a renda comprometida por causa dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, ampliando a política de assistência social da Prefeitura de São Luís, incluindo a criação de um call center para atendimentos de demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
As famílias cadastradas no Bolsa Família e que são consideradas de extrema pobreza receberão auxílio-renda e as demais famílias cadastradas no programa federal receberão um reforço alimentar por meio dos programas Peixe Solidários e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os estudantes da rede de ensino também receberão cestas alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário