terça-feira, 21 de abril de 2020

Sedes e Comissão Intergestores Bipartite discutem ações emergenciais de combate ao Covid-19




Para tratar de ações emergenciais no combate do novo Coronavirus (Covid-19), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), reuniu-se nesta segunda-feira (20), com gestores das políticas de Assistência Social do Maranhão e membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A reunião foi realizada através de videoconferência e pautou ações de assistência social para a proteção dos públicos mais vulneráveis.

De acordo com o secretário Márcio Honaiser, a Sedes incentiva as reuniões virtuais como forma de priorizar os trabalhos assistenciais à população em situação de vulnerabilidade social.

“O nosso trabalho não pode parar. Especialmente nesse momento, famílias maranhenses que estão em vulnerabilidade social, sofrem pelo momento de pandemia que estamos atravessando. Por isso, discutimos ações que tem sido realizadas pela Sedes nos municípios, com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia nas condições de vida daqueles que estão sem trabalho, sem renda e sem perspectivas de superação desse quadro”, disse o secretário.

Na pauta da reunião, foram debatidos temas sobre o panorama do cofinanciamento no Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a proteção social da população vulnerável, e para o enfrentamento ao novo Corona vírus (Covid-19). Além disso, ações políticas em defesa Suas e proposições para fortalecimento do Suas enquanto serviços essenciais, também foram discutidos.

Foi discutido também ações de alinhamento da Política de Assistência Social articulada às ações de saúde, para a redução dos impactos da epidemia nos municípios com maior incidência de casos, bem como a intensificação da comunicação sobre o Auxílio Emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário