terça-feira, 21 de julho de 2020

Cordel Do Nosso Jeito: Lília Diniz apresenta ‘Jacá de cantigas e versos: Inspiração poética dos babaçuais’ nesta quinta

A apresentação do espetáculo autoral ‘Jacá de Cantigas e Versos: Inspiração Poética dos Babaçuais’, criado, produzido e interpretado pela atriz, cantora e escritora Lília Diniz, estará acessível ao público nesta quinta-feira, 23, às 20h, pelas redes sociais: @cultura.ufma e ufma.cultura, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Lília Diniz fará um passeio teatral e musical pela sua própria obra e suas inspirações artísticas e poéticas, recitando cordéis, repentes nordestinos e criações literárias do cancioneiro popular.

Em ‘Jacá de Cantigas e Versos: Inspiração Poética dos Babaçuais, a artista mostrará a diversidade de suas obras literárias, inspiradas no universo cultural das histórias, costumes e tradições dos municípios maranhenses. A apresentação online integra a programação do projeto ‘Do Nosso Jeito’, realizado pela Ufma, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), através da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac).

Atriz, escritora, cantora, produtora, gestora cultural e brincante, Lília Diniz é maranhense do povoado Creoli do Bina, município de Tuntum, distante 373 km da capital São Luís. Situado no Meio-Norte, o povoado fica na faixa de transição entre a Amazônia Legal e o Sertão nordestino. Aos sete anos, ela viveu o êxodo rural. Seus pais e mais nove irmãos mudaram-se para a cidade de Imperatriz, a segunda maior cidade maranhense, na região Tocantina.

ACADEMIAS DE LETRAS

“Os escritos literários que apresentaremos estão fundamentados em nossas memórias dos tempos em que moramos no interior. Apresentaremos elementos do universo simbólico da literatura de cordel, repente nordestino, cancioneiro popular, dos emboladores de coco e dos poetas populares”, disse Lília Diniz, que é autora de cinco livros de poesias, dentre eles, destacam-se ‘Miolo de Pote da Cacimba de Beber’, ‘Sertanejares’ e ‘Mundo de Mundim’.

A artista tem forte contribuição cultural em Brasília, no Distrito Federal, e em vários estados brasileiros. Lília Diniz é reconhecida pelo seu atrelamento às raízes nordestinas, à cultura da poesia popular e entoa versos e cantigas em performances de ‘louvação’ aos falares, comportamentos e tradições dos povos dos interiores do Brasil. É ainda membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras do Brasil/Seção Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário