terça-feira, 14 de julho de 2020

“Reduzir beneficiários do Bolsa Família não é o caminho para reforma tributária”, defende Flávio Dino


Nesta terça-feira (14) o governador Flávio Dino defendeu, por redes sociais, que reduzir os beneficiários do programa Bolsa Família, sob o pretexto de criar o programa Renda Brasil não é o caminho para uma reforma tributária pontual.

“Não faz sentido reduzir os beneficiários do programa Bolsa Família sob o pretexto de criar programa de renda básica (Renda Brasil). Tampouco esse é o caminho para fazer reforma tributária pontual, sem corrigir as injustiças do sistema tributário nacional”, disse Dino.
O governador do Maranhão defende uma reforma tributária simplificada, eficiente, com competitividade, justiça social e fiscal. Em recente live com pesquisadores do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), Flávio Dino afirmou que o sistema tributário do Brasil possui características regressivas, com alíquotas de progressividade baixa, elevado números de isenções, de benefícios, imunidades fiscais.

“São assimetrias que fazem com que a aceitação do tributo seja menor, portanto, um sistema tributário menos eficiente. O sistema tributário no Brasil é regressivo, injusto e de baixa legitimidade. Ele pode arrecadar melhor, não aumentando a carga tributária em relação ao PIB, mas há mecanismos melhores, como financiar investimentos públicos, por meio de uma política fiscal expansionista e financiamento monetário”, assegurou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário