sábado, 18 de julho de 2020

Rua Digna garante mais acesso para escoar produção de agricultores na zona rural de São Luís


José Milagre, agricultor do Baixão Matinha, e esposa
“Antes tinha muito buraco e era difícil o transporte passar para levar nossos produtos para a venda, agora está bem melhor e tranquilo”. Esse é o depoimento de José Milagre, ele é um entre centenas de produtores da agricultura familiar que moram e trabalham na comunidade Baixão Matinha, zona rural da capital, e agora celebram a melhoria na infraestrutura e mobilidade garantidas pelo Programa Mutirão Rua Digna à comunidade.

Nesta semana, foi entregue à população a terceira etapa de obras de revitalização realizadas pelo programa no bairro. Desta vez foram recuperadas as ruas São José e das Hortas; mais 525 metros de calçamento que garantiu mais acessibilidades aos moradores da localidade.

Desde de 2018, o Rua Digna vem revitalizando as vias do Baixão Matinha. A iniciativa realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), já executou cerca de 1600 metros de pavimentação com blocos intertravados no bairro, em um total de 7 ruas completamente restauradas.
Secretario do Trabalho, Jowbert Alves, entrega mais uma obra do Rua Digna à população
“Temos o compromisso com as comunidades em desenvolver este projeto em especial, que leva condições sociais e melhorias também para as famílias que moram mais distantes, em São Luís. Esta obra mostra o governo do Maranhão trabalhando a cada dia mais, mesmo durante esse período de pandemia, gerando renda, trabalho e qualidade de vida”, destaca o Secretário do Trabalho, Jowberth Alves.

Baixão Matinha

O bairro localizado as margens da BR 135, próximo ao km 10.5, situado na zona rural, reúne mais de 400 moradias. Segundo a Associação de Agricultores da região, 80% da população local sobrevive da agricultura familiar.

“Todo o bairro foi revitalizado pelo Rua Digna. Nos tornamos exemplo de parceria entre o poder público e a comunidade. Depois que a obra chegou aqui, os imóveis foram mais valorizados, quem tinha terreno para vender, voltou e não quer mais ir embora”, afirma Hamirton Almeida, presidente da associação do bairro.

“A partir desta experiência, teve moradores capacitados durante o projeto que agora montaram empreendimentos e passaram a trabalhar com a produção de blocos, e até já fornecem para outras localidades”, acrescentou Hamirton.

O Mutirão Rua Digna
Vias pavimentadas pelo Rua Digna
O programa visa a melhoria na infraestrutura urbana e no saneamento básico das comunidades com a pavimentação das ruas que estão em difíceis condições em relação à acessibilidade.

O programa também promove o fortalecimento da economia local, pois gera renda tanto aos comerciantes que fornecem os materiais, como aos trabalhadores da obra, a partir da disponibilização de postos de trabalho para quem mora no local beneficiado.

Há, ainda, a inclusão social dos apenados da justiça que são os responsáveis pela fabricação dos bloquetes utilizados em parte das obras realizadas pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário